Page 67 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 67

            Resposta da questão 5:
Gabarito
  GABARITO
[C]
O petróleo derramado forma uma película opaca na superfície oceânica. Esse fato dificulta a passagem da luz necessária para que as algas associadas aos corais realizem a fotossíntese que produz alimento e oxigênio para si e para os corais. A deficiência de alimento e oxigênio provoca a morte dos pólipos de corais.
[D]
Certas espécies de fungos se associam com raízes de plantas formando as micorrizas. São associações harmônicas, interespecíficas com benefício mútuo entre os indivíduos envolvidos, pela troca de nutrientes.
[D]
A coruja é uma ave predadora dos morcegos. Ácaros e piolhos competem por alimento fornecido pela pele da coruja. As moscas hematófagas que sujam o sangue dos morcegos são parasitas.
Resposta da questão 4:
[D]
A relação entre hienas e leões é o comensalismo, onde a hiena se alimenta do que sobrou da presa do leão, sem prejuízo a nenhuma das espécies. Na protocooperação, ambas espécies se beneficiam (relação não obrigatória), como o anu que se alimenta de insetos e parasitas dos bois. O mutualismo é a associação entre duas espécies, em que ambas se beneficiam (relação obrigatória), como os protozoários que habitam o corpo de cupins, para a digestão da celulose, indispensável. A competição ocorre por fatores ambientais, espaço, alimentos e parceiros reprodutivos. O parasitismo causa prejuízo às espécies parasitadas, como o nematoide causador da doença amarelão.
[C]
O gráfico mostra que a presença ou ausência de parasitas intestinais influencia a competição entre as espécies X e Y. Na ausência desses parasitas, a competição gera vantagem para a espécie Y em relação à espécie X. Na presença dos parasitas intestinais, a competição gera vantagem para espécie em relação à espécie
[C]
A introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode causar o aumento da competição interespecífica quando há sobreposição de nichos ecológicos entre o invasor e as espécies nativas.
[D]
As fêmeas do vaga-lume do gênero Photuris matam e devoram os vaga- lumes do gênero Photinus, configurando uma relação ecológica desarmônica interespecífica denominada predatismo.
[A]
A técnica utilizada no combate às lagartas que se alimentam das folhas do algodoeiro consiste no controle biológico de pragas. Esse método emprega parasitas específicos das espécies que se quer combater. Os embriões da microvespa se desenvolvem alimentando-se dos ovos da borboleta, controlando a população das lagartas que comem folhas.
[E]
As algas zooxantelas são autótrofas e fornecem aos pólipos dos corais nutrientes derivados da fotossíntese.
[B]
Os peixes híbridos podem invadir rios e lagos, se reproduzir e substituir as populações naturais por competirem com estes pelos recursos do meio.
[C]
Os dados da tabela revelam que os peixes se alimentam, preferencialmente, de mexilhões pequenos. Na área desprotegida pela tela, a densidade dos mexilhões diminuiu, mas os sobreviventes apresentam tamanho maior.
Resposta da questão 1:
Resposta da questão 2:
Resposta da questão 3:
Resposta da questão 6:
Resposta da questão 7:
Resposta da questão 8:
Resposta da questão 9:
Resposta da questão 10:
Resposta da questão 11:
     65
        BIOLOGIA 1B.indd 65
10/05/2021 08:26
        




























































   65   66   67   68   69