Page 106 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 106
7
c)
d) e)
(Uesc) - Considere um mó- vel que percorre a metade de uma pista circular de raio igual a 10,0m em 10,0s. Ado- tando-se √2 como sendo 1,4 e π igual a 3, é correto afirmar:
b) Aceleração tangencial é consequência da variação na direção do vetor velocidade; aceleração centrípeta é consequência da variação no módulo do vetor velocidade.
Pa8
(Ufal) - De dentro de um au- tomóvel em movimento re- tilíneo uniforme, numa estra- da horizontal, um estudante olha pela janela lateral e ob- serva a chuva caindo, fazendo um ângulo (θ) com a direção vertical, com sen (θ) = 0,8 e cos (θ) = 0,6.
(Uece) - Um barco pode via- jar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mes- ma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja ve- locidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocida- de aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimen- to é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respec- tivamente?
a) 14 km/h e 8 km/h.
b) 10,2 m/s e 11,8 m/s.
c) 8 km/h e 14 km/h.
d) 11,8 m/s e 10,2 m/s.
(Ufms) - Seja um rio sem cur- vas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Consi- dere o escoamento represen- tado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atin- gindo o valor máximo VMAX no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atin- gindo o valor nulo nas mar- gens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais
A velocidade vetorial média
do móvel tem módulo igual a 2,0m/s.
O módulo da velocidade escalar média do móvel é igual a 1,5m/s. A velocidade vetorial média
sentido do vetor velocidade; aceleração centrípeta é sempre perpendicular ao vetor velocidade.
e a velocidade escalar média do móvel têm a mesma intensidade.
sentido do vetor velocidade; aceleração tangencial é sempre perpendicular ao vetor velocidade.
ra uma pessoa parada na estrada, a chuva cai verticalmente, com velocidade constante de módulo v. Se o velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode- se concluir que o valor de v é igual a:
a) b) c) d) e)
48,0 km/h. 60,0 km/h. 64,0 km/h. 80,0 km/h. 106,7 km/h.
G1 - cftsc 2010) Toda vez que o vetor velocidade sofre al- guma variação, significa que existe uma aceleração atuan- do. Existem a aceleração tan- gencial ou linear e a acelera- ção centrípeta.
9
Capítulo 9 - Cinemática Vetorial
a) b)
O espaço percorrido pelo móvel é igual a 60,0m.
O deslocamento vetorial do móvel tem módulo igual a 10,0m.
c) Aceleração tangencial só aparece no MRUV; aceleração centrípeta só aparece no MCU.
d) Aceleração tangencial tem sempre a mesma direção e
e) Aceleração centrípeta tem sempre a mesma direção e
10
As
caracteriza cada uma dessas duas acelerações.
11
sinale a alternativa correta que
a) Aceleração tangencial é consequência da variação no módulo do vetor velocidade; aceleração centrípeta é consequência da variação na direção do vetor velocidade.
104
FISICA v2.indd 104
10/05/2021 08:57