Page 163 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 163
Capítulo 15 - Aplicação das Leis de Newton e das Forças Especiais Gabarito
Neste capítulo, trataremos sobre as aplicações das leis de Newton em al- guns sistemas físicos, tais como os ele- vadores, planos inclinados e Estática de um ponto material.
ELEVADORES
Um elevador é um equipamento de transporte utilizado para mover bens ou pessoas verticalmente ou diagonal- mente. A cabine é um compartimento onde ficam as pessoas ou a carga a ser transportada. No seu interior, quase sempre é informada a lotação máxima (número máximo de passageiros) e/ou o peso total (carga máxima permitida).
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elevador - adaptado)
Vamos supor que a cabine de um elevador possua certa massa (m), que se move verticalmente e que ela está co- nectada por fios. O processo de movi- mentação da cabine depende da tração no cabo de sustentação. Dessa forma, as
forças que agem no elevador são: Força
O movimento de um elevador pode ser dividido em três. São eles:
(a) Início - Movimento Acelerado; (b) Meio - Movimento Uniforme; (c) Fim - Movimento retardado.
Vamos supor, então, que ele es- teja iniciando um movimento de subi- da. Detalhando, temos:
(a) Início - Movimento Acelerado.
Ao iniciar o seu movimento de subida, o elevador deve acelerar a fim de alcançar a velocidade com que foi projetado para se mover. Dessa forma, temos que a aceleração aponta para cima. De acordo com o que estudamos na segunda Lei de Newton, a Força re- sultante possui a mesma direção e sen- tido que a aceleração.
(b) Meio - Movimento Uniforme
Quando em movimento unifor- me, temos que a aceleração é zero (a = 0). Logo, a força resultante sobre o ele- vador também será zero (FR=0). Por- tanto, podemos afirmar que T = P.
→→
de Tração (T) e a força Peso (P).
Sabemos que FR = m.a . Logo a maior força é aquela que possui a mes- ma direção e sentido que a aceleração. Assim, temos: T - P = m.a
→→
161
FISICA v2.indd 161
10/05/2021 09:01