Page 38 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 38
tância se combina com moléculas de gás oxigênio, produzindo o íon nitrito (NO2), que é eliminado no solo. Essa reação libera energia, que a bactéria utiliza em seu metabolismo.
Nitrosomonas
2 NH4 + 3 O2 → 2 NO2 + 2 H2O + 4 H+ + ENERGIA
Amônia - Gás - Nitrito - Água - Tons oxigênio - hidrogên
O nitrito é um tanto tóxico para as plantas, mas raramente se acumula no solo, pois é logo transformado em ni- trato por um outro gênero de bactérias nitrificantes, as Nitrobacter. Essa reação também libera energia, utilizada pelas nitrobactérias em seu metabolismo.
Nitrobacter
2 NO2- + O2 → 2 NO3- + ENERGIA Nitrito - Gás - Nitrato - oxigênio
O nitrato eliminado no solo pelas nitrobactérias é facilmente incorporado pelas plantas, e o nitrogênio que o cons- tituía passa a fazer parte de moléculas orgânicas, principalmente proteínas e ácidos nucléicos. Quando os vegetais são comidos pelos herbívoros, suas substân- cias orgânicas nitrogenadas passam a constituir as moléculas animais. O mes- mo ocorre nos níveis tróficossuperiores das cadeias alimentares.
Os animais produzem resíduos nitrogenados como a amônia, a ureia e o ácido úrico, os quais são eliminados no ambiente pela excreção. Com a morte de plantas e animais, seguida da ação dos decompositores, o nitrogênio consti- tuinte das moléculas orgânicas volta ao solo em forma de amônia, podendo pas- sar novamente por processos de nitrifi- cação, isto é, de formação de nitratos.
Capítulo 12 - Os Ciclos Biogeoquímicos
Desnitrificação
Enquanto parte dos compostos nitrogenados presentes no solo segue pela via da nitrificação, originando ni- tratos, parte desses compostos sofre des- nitrificação, processo no qual são modi- ficados pela ação de certas bactérias, as bactérias desnitrificantes, transforman- do-se em gás nitrogênio, que retorna à atmosfera.
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nitro- gen_Cycle_pt.png
Adubação verde
Os agricultores interferem cons- cientemente no ciclo do nitrogênio para tornar suas culturas mais produtivas. Uma das maneiras de aumentar o ni- trogênio disponível no solo é por meio do cultivo de plantas leguminosas (soja, alfafa, feijão, ervilha etc.), que abrigam em suas raízes as bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Rhizobium, como acabamos de ver. As leguminosas tanto podem ser plantadas junto com plantas não-leguminosas, formando as chama- das plantações consorciadas, como po- dem ser cultivadas com outras plantas em períodos alternados, processo co- nhecido como rotação de culturas.
Pesquisas indicam que, em cam- pos experimentais plantados com legu- minosas, como alfafa e soja, a quantida- de de nitrogênio fixado aumenta até 100 vezes em relação a um ecossistema natu- ral. Por isso, o uso de leguminosas para fertilizar o solo, como nas plantações consorciadas e nas rotações de cultura, é chamado de adubação verde.
36
BIOLOGIA 1B.indd 36
10/05/2021 08:26