Page 57 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 57

            gás, cuja função é fazer a colônia flutu- ar; outros têm uma grande boca, sendo responsáveis pela alimentação da colô- nia, capturando alimento, digerindo-o e distribuindo-o. Até mesmo os longos tentáculos da caravela são indivíduos modificados, ricos em células urtican- tes, que atuam na captura de presas e na proteção da colônia.
Capítulo 14 - Comunidades Biológicas
   Relações interespecíficas
   - Competição interespecífica: indivíduos com nichos ecoló- gicos similares competem por recursos do meio. Ex.: animais que se alimentam do mesmo tipo de planta.
- Comensalismo: indivíduo usa restos da alimentação de outro, sem prejudicá-lo. Ex.: hienas, que aproveitam restos das presas dos leões.
- Mutualismo: indivíduos associados se beneficiam e a associação é fundamental à sobrevivência de ambos. Ex.: algas e fungos que formam liquens.
- Parasitismo: indivíduo vive à custa de outro, causando pre- juízos, geralmente sem levar
à morte. Ex.: lombrigas que parasitam o intestino humano.
    Relações intraespecíficas
   - Colônias: indivíduos unidos, atuando em conjunto; às vezes repartem funções. Ex.: Corais
- Sociedades: indivíduos inde- pendentes, organizados coope- rativamente. Ex.: abelhas.
- Competição intraespecífica: indivíduos concorrem pelos mesmos recursos do meio. Esse tipo de relação existe em praticamente todas as espé- cies.
   Relações interespecíficas
  - Protocooperação: indivíduos associados se beneficiam e a associação não é obrigatória. Ex.: caranguejo-eremita e anêmona-do-mar.
- Inquilinismo: indivíduo usa outro como moradia, sem pre- judicá-lo. Ex.: plantas epífitas sobre árvores.
- Herbivorismo: animais (herbívoros) devoram plan- tas inteiras ou parte delas. Ex.: gado, que se alimenta de capim.
-Predatismo: animais (car- nívoros) matam e devoram outros animais. Ex.: gavião, que devora outros pássaros e roedores.
 Os corais são organismos mari- nhos que constroem um esqueleto cal- cário compartilhado por milhares ou milhões de indivíduos. Na Austrália, as colônias de corais formam um recife chamado Grande barreira de corais, com mais de dois mil quilômetros de exten- são.
Sociedades são grupos de orga- nismos da mesma espécie em que os indivíduos apresentam algum grau de cooperação entre si e relativa indepen- dência e mobilidade. Esta última carac- terística distingue sociedade de colônia, em que os indivíduos estão fisicamente unidos entre si. Diversas espécies, inclu- sive a nossa, vivem em sociedade.
      55
        BIOLOGIA 1B.indd 55
10/05/2021 08:26
        












































































   55   56   57   58   59