Page 79 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 79

            GRANDES BIOMAS DE TERRA FIRME
Capítulo 16 - Grandes Biomas de Terra Firme
  O estágio de clímax atingido pelas comunidades de um bioma depende de grande número de fatores, tais como a latitude, as temperaturas médias e extremas da região, o relevo, o regime de chuvas e o tipo de solo. Em função disso, formaram-se os diversos tipos de biomas hoje presentes na Terra.
Os biomas de terra firme são classificados e denominados de acordo com sua composição florística, isto é, de acordo com as plantas que os constituem. Os principais biomas terrestres são: tundra, taiga, floresta temperada, floresta tropical, campos (estepes e savanas) e desertos.
A fauna da tundra compõe-se de mamíferos como renas, caribus, bois-almiscarados e raposas-azuis, e de algumas espécies de aves, dentre as quais a mais conhecida é a perdiz- branca. No verão desenvolvem-se insetos, principalmente moscas, mosquitos e borrachudos, que atraem grande quantidade de aves migratórias, que deles se alimentam.
TUNDRA
 Biomas são grandes ecossistemas constituídos por comunidades que atingiram o estágio-clímax. Um bioma tem aspecto homogêneo e condições climáticas semelhantes em toda sua extensão territorial. Uma floresta, um campo ou um deserto são exemplos de biomas de terra firme, enquanto lagos e mares são exemplos de biomas aquáticos.
Tundra é um bioma característico das regiões próximas ao Círculo Polar Ártico, e que se estende pelo norte do Canadá, da Europa e da Ásia. Plantas típicas da tundra são musgos, líquens e plantas herbáceas, como capins e urzes; em algumas regiões pode haver pequenos arbustos. A tundra é o único tipo de bioma capaz de se desenvolver nas geladas regiões circumpolares, onde a temperatura nunca ultrapassa 10 °C. No verão o solo degela apenas alguns centímetros junto à superfície, ficando encharcado; no inverno, congela-se totalmente.
 TAIGA
A taiga, também conhecida como Floresta Boreal ou, ainda, Floresta das Coníferas, é um bioma localizado perto da tundra ártica, um pouco mais ao sul. Os invernos são rigorosos, apesar de a estação quente ser mais longa e com temperaturas mais elevadas que a da tundra. O fato de o subsolo se descongelar no verão, o que não ocorre na tundra, permite o desenvolvimento de uma vegetação mais exuberante, constituída por florestas de pinheiros, abetos e várias espécies de coníferas. Junto aos rios vivem árvores como salgueiros, bétulas e álamos. No solo existe uma espessa camada de folhas em lenta decomposição, onde se desenvolvem vários tipos de fungos.
      77
    BIOLOGIA 1B.indd 77
10/05/2021 08:26
              





















































































   77   78   79   80   81