Page 113 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 113
≠RA). O disco B está conectado à roda R a partir de um eixo que passa pelo centro do disco B e da roda R, girando assim a roda R.
fonte: https://descomplica.com.br/artigo/3-topicos-pra- -provar-que-o-movimento-circular-esta-em-todo-lugar/ 4rW/ - (adaptado)
Perceba que existem duas trans- missões de movimento acontecendo: 1. por meio da corrente e 2. por meio de um eixo coaxial. Vamos analisar essas duas transmissões.
1. Por meio da corrente
Capítulo 10 - Movimento Circular Uniforme
2. A partir do eixo
Neste tipo de transmissão, os discos completam uma volta ao mes- mo tempo. Logo, podemos concluir que possuem a mesma frequência, período e velocidade angular. Sendo W a veloci- dade angular com que o eixo gira e VA e VB os módulos das velocidades tangen- ciais na extremidade dos discos A e B, respectivamente, analisemos a relação de VA e VB com os respectivos raios do disco A (RA) e B (RB) partindo da con- clusão que WA = WB.
Supondo que a correia não es- corregue nos discos A e B, o módulo da velocidade tangencial (V) em todos os pontos da corrente são iguais. Assim, podemos escrever que o módulo das ve- locidades tangenciais VA e VB nas ex- tremidades dos discos A e B são iguais. No entanto, as velocidades Angulares WA e WB são diferentes, visto que V = W.r.
111
FISICA v2.indd 111
10/05/2021 08:57