Page 145 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 145
A.2) Blocos ligados por fios ou cordas
Capítulo 13 - Leis de Newton 2
É uma situação análoga à ante- riormente estudada. A diferença é que em vez de a transmissão da força ser feita pelo contato entre os blocos ela é feita por um fio.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
(Eear 2019) - Um astronauta de massa m e peso P foi leva- do da superfície da Terra para a superfície de um planeta cuja aceleração da gravida- de, em módulo, é igual a um terço da aceleração da gravi- dade registrada na superfície terrestre. No novo planeta, os valores da massa e do peso desse astronauta, em função de suas intensidades na Ter- ra, serão respectivamente:
m
a) 3 ,p
b) m,P
Vamos considerar dois blocos cujas massas são mA e mB, respectiva- mente. Eles estão apoiados sobre uma superfície horizontal. Uma força F, pa- ralela ao solo, é aplicada no bloco B, pu- xando-o, conforme a figura abaixo. Por existir um fio conectando os blocos, a força de tração que puxa A para fren- te (TB,A) é, em módulo, igual a força de tração que puxa B para trás.
1
Então, para calcularmos o valor da tra- ção no fio, devemos isolar os blocos. Observe:
Se isolarmos o bloco A e aplicarmos a 2a Lei de Newton, temos:
c) d)
mp ,3
mp 3,3
(G1 - ifce 2019) - Suponha que um aluno do IFCE, durante a aula no laboratório Física da instituição, põe-se sobre um instrumento que mede a in- tensidade do seu peso, isto é, a força com que a Terra o atrai. Sabendo que o instru- mento mencionado encontra- -se em repouso relativamente ao piso do laboratório, anali- se as afirmativas a seguir.
FRA = mA.a → TB,A = mA.a
Se isolarmos o bloco B e aplicarmos a
2
2a Lei de Newton, temos:
FRB =mB.a→F-TA,B =mA.a
(Considere as intensidades dos campos gravitacionais nas superfícies da Terra e da Lua, respectivamente: gT=10 m/s2 e gL=1,6 m/s2)
I. Se o instrumento for levado à Lua ele medirá um valor menor para o peso do aluno, visto que na lua a aceleração da gravidade é menor.
143
FISICA v2.indd 143
10/05/2021 08:58