Page 180 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 180
O QUE SÃO FENÔMENOS?
Na natureza, podemos observar diversos fenômenos a todo instante. Tais fenômenos nada mais são do que os processos naturais ou não pertinen- tes ao mundo que nos cerca. Depen- dendo da relevância do fenômeno, este poderá ser descrito quimicamente ou fi- sicamente, portanto definiremos os fe- nômenos como as transformações que ocorrem na matéria de maneira qua- litativa, ou seja, que alteram a forma como a matéria é descrita por quem a observa. O cair de um raio durante uma tempestade, a condensação da água da atmosfera e sua precipitação e o cozi- mento de um ovo são exemplos de fe- nômenos.
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/09/ 4876536-entenda-o-que-e-a-chuva-negra-feno- meno-que-pode-atingir-sp.html
FENÔMENOS FÍSICOS
Os fenômenos físicos contem- plam as alterações sofridas pela ma- téria que dizem respeito à forma, ao tamanho, à aparência e ao estado de agregação. São fenômenos que des- crevem a mudança na maneira como a matéria interage microscópicamente, estando relacionados com as intera- ções intermoleculares. Ao rompermos, ou formamos interações entre as partes da matéria, ou alteramos a forma como a matéria é percebida no mundo, sem provocar mudanças na sua composição.
https://www.todamateria.com.br/fenomenos-fisicos-e- -quimicos/
A ocorrência de um fenômeno físico pode se dar com troca de ener- gia quando há mudança no estado de agregação. Ao analisarmos um papel amassado e um copo de vidro quebra- do, constatamos que a mudança ocor- reu apenas na sua aparência, ou seja, na forma e no tamanho no qual perce- bemos esses materiais, sem haver rela- ção com a interações intermoleculares presentes. Ao observarmos a água fer- vendo ou, até mesmo, os cubos de gelo derretendo, podemos notar uma clara mudança no estado de agregação da matéria, ou seja, há variação nas inte- rações intermoleculares. Essa variação ocorre com um fluxo de energia, que pode estar sendo absorvida (proces- so endotérmico) ou liberada (processo exotérmico).
Para identificarmos estes proces- sos, basta analisarmos o estado de agre- gação de origem do material e o estado de agregação final: o estado sólido é o de mais baixa energia por apresentar maior organização da matéria, quan- do um material muda do estado sóli- do para líquido ou gasoso, necessaria- mente, esse material ganha energia, ou seja, sofre um processo endotérmico. Seguindo o mesmo raciocínio, podemos inferir que um material no estado ga- soso, ao passar para o estado sólido ou líquido, deverá perder energia, ou seja, sofrer um processo exotérmico. Isso se dá porque o estado gasoso é o estado de agregação de maior energia.
Capítulo 9 - Propriedade da Matéria
178
QUIMICA v2.indd 178
10/05/2021 08:22