Page 197 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 197
FÓRMULA MÍNIMA
A fórmula mínima é a represen- tação da fórmula molecular simplifica- da, ou seja, as quantidades de todos os átomos presentes serão simplificadas por um denominador em comum. É importante perceber que a fórmula mí- nima não descreve a substância repre- sentada pela molécula em questão, ela apenas expressa a proporção mínima (em número inteiros) entre os átomos que compõem a estrutura molecular.
Ex.: a glicose tem fórmula molecu- lar C6H12O6 e a sua fórmula mínima é CH2O. Veja que todos os elementos ti- veram suas quantidades atômicas sim- plificadas por 6.
FÓRMULA ESTRUTURAL PLANA
A fórmula estrutural plana irá apresentar a molécula e as ligações rea- lizadas entre os átomos presentes nessa molécula, sem maiores preocupações com os ângulos de ligação gerados pe- los pares de elétrons não-ligantes e, consequente, geometria molecular.
Ex.: nesse exemplo temos uma molé- cula de pentano (C5H12). A primeira re- presentação é conhecida como fórmula estrutural traço, e cada vértice ou ponta representa um átomo de carbono (cada átomo de carbono faz 4 ligações, e essas são completadas com hidrogênios); a segunda representação é a fórmula es- trutural plana como descrita e, por fim, a terceira representação é a fórmula es- trutural condensada, que irá represen- tar apenas as ligações referentes à ca- deia principal do composto em questão.
FÓRMULA ESTRUTURAL ESPACIAL
A fórmula estrutural espacial re- presenta todos os átomos envolvidos, as ligações que estes estabelecem entre si na molécula e, também, os ângulos de ligação presentes na estrutura. Essa fórmula fornece uma perspectiva tridi- mensional sobre o arranjo presente en- tre os átomos da molécula analisada. A fórmula espacial pode ser expressa de três maneiras: utilizando os símbolos dos átomos presentes na molécula, ou de maneira tridimensional, na qual os átomos são representados por esferas de cores diferentes. Nesta representa- ção, as ligações podem ser suprimidas ou aparentes.
Ex.: ácido propanóico (C3H6O2)
Capítulo 10 - Teoria Atômico-Molecular
195
QUIMICA v2.indd 195
10/05/2021 08:22