Page 212 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 212
Agora, podemos dizer que a reação está balanceada.
As leis ponderais foram impor- tantes ferramentas para o estabeleci- mento da Química como ciência, pois permitiram a reprodutibilidade dos experimentos realizados,auxiliando no desenvolvimento de processos meto- dológicos. Essas leis, por sua vez, são subjacentes à teoria atômica de Dalton, que é a base da explicação das relações ponderais nas reações químicas. A de- dução dessas relações ocorreu de forma gradual e empírica, por isso tem-se di- ferentes leis para tratar-se das diferen- tes relações proporcionais observadas entre os reagentes e os produtos, os áto- mos constituintes em uma determinada substância e, até mesmo, proporções entre volumes gasosos em uma reação química.
LEI DE LAVOISIER OU LEI DE CONSERVAÇÃO DAS MASSAS
O francês Antoine Laurent La- voisier (1743-1794) se destacava en- tre os seus na sua época devido ao seu criterioso uso da balança, que lhe ren- dia estudos precisos com observações quantitativas que seguiam uma meto- dologia estipulada pelo mesmo autor. Seus estudos lhe atribuíram a famosa frase:
Na natureza, nada se cria, nada se perde; tudo se transforma.
A partir de minuciosas obser- vações, Lavoisier contribui com a que- da da Teoria do Flogístico, uma teoria que acreditava que a matéria capaz de entrar em combustão possuía uma substância especial, “o flogístico”. Essa substância deixava o corpo após a quei- ma e, por isso, se observava uma redu- ção na massa da amostra. Entretanto, nem sempre a massa diminuía após a reação de combustão, como no caso dos metais, que a amostra apresentava uma massa superior após a queima. Para ex- plicar esse fenômeno, Lavoisier supôs que o ar atmosférico estava envolvido
A representação adequada de uma reação química também deve pro- ver informações sobre o estado de agre- gação das substâncias envolvidas. Os estados de agregação são representados pelos seguintes símbolos:
(s): sólido (v): vapor
(l): líquido (g): gás (aq): solução aquosa
Portanto, a representação completa para a reação entre o ácido clorídrico e o alumínio é dada por:
6HCl(aq)+2Al(s)→2AlCl3 (s)+3 H2 (g)
Nessa equação química, enten- demos que para cada seis moléculas de HCl que reagem com dois átomos de Al serão formadas três unidades de AlCl3 e três moléculas de H2. Ou, ainda, uti- lizando o número de Avogadro para fa- lar em quantidade de matéria, teríamos que a cada seis mol de ácido clorídrico reagindo com 2 mol de alumínio serão formados 2 mol de cloreto de alumínio e 3 mol de gás hidrogênio.
Uma equação química ba- lanceada apresenta informações qualitativas e quantitativas so- bre uma reação química.
Capítulo 11 - Reações Químicas
210
QUIMICA v2.indd 210
10/05/2021 08:22