Page 54 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 54
[B]
A teia alimentar citada no texto inicia-se com as plantas de milho, que são consumidas por pássaros, galinhas, gafanhotos e roedores. Esses consumidores primários são presas de cachorros-do-mato. A eliminação de qualquer elemento da teia pode causar desequilíbrio, com o aumento de algumas populações e diminuição de outras.
[E]
Em uma comunidade biológica equilibrada, a presença de predadores é um fator biótico fundamental na regulação populacional de suas presas. Na falta de predadores, as presas têm sua população aumentada, o que acarreta à exaustão dos recursos de que dispõem para sobreviver. Consequentemente, com o passar do tempo, as populações de presas acabarão por declinar.
[B]
Os peixes híbridos podem invadir rios e lagos, se reproduzir e substituir as populações naturais por competirem com estes pelos recursos do meio.
[D]
O controle biológico de pragas que atacam os alimentos de origem vegetal, o qual provoca o menor impacto aos recursos ambientais, é a utilização de inimigos naturais, tais como predadores ou parasitas específicos.
Resposta da questão 10:
Resposta da questão 11:
Resposta da questão 12:
Gabarito
52
BIOLOGIA 1B.indd 52
10/05/2021 08:26