Page 60 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 60
PREDATISMO
O predatismo é a relação em que uma espécie, geralmente animal, é predadora, matando e comendo indivíduos de outra espécie, que constituem suas presas. Do ponto de vista individual, as espécies predadoras beneficiam-se, enquanto as presas são prejudicadas. Do ponto de vista ecológico, porém, o predatismo é um mecanismo que regula a densidade populacional, tanto para presas como para predadores. A estreita correlação entre as flutuações no tamanho das populações de predadores e presas sugere que a predação é importante para a sobrevivência de ambas.
Sugestão de vídeo: Como os lobos mudam rios, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VQIbQy-uR-g
COMPETIÇÃO INTERESPECÍFICA
Quando duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente, pode-se dizer que seus nichos ecológicos se “sobrepõem”, ocorrendo competição interespecífica. Por exemplo, espécies que comem capim, como os gafanhotos e o gado, competem por alimento, ou seja, ocorre sobreposição da parte de
Capítulo 14 - Comunidades Biológicas
seus nichos referentes à alimentação. Plantas cujas raízes estão na mesma profundidade do solo competem por água e por nutrientes minerais. Quanto mais os nichos ecológicos das espécies são semelhantes, ou seja, quanto mais sobrepostos eles são, mais intensa é a competição entre as espécies. A competição interespecífica pode resultar tanto na extinção de uma das espécies como levá-la a migrar, em busca de uma área disponível e sem espécies competidoras.
COMENSALISMO
No comensalismo, uma das espécies se beneficia com a associação, enquanto a outra, aparentemente, não obtém nenhum benefício, embora não sofra prejuízo. Um exemplo clássico de comensalismo é a associação entre a rêmora (ou peixe-piloto) e o tubarão. A rêmora possui uma estrutura dorsal aderente, comparável a uma ventosa, com o qual se prende ao corpo de tubarões. O tubarão fornece transporte gratuito para a rêmora e não parece se importar com sua presença. As rêmoras se alimentam dos restos das presas caçadas pelos tubarões e, portanto, obtêm vantagens com a associação.
A relação entre hienas e leões também é um caso de comensalismo. As hienas acompanham, à distância, bandos de leões, servindo-se dos restos da caça abandonados por eles.
58
BIOLOGIA 1B.indd 58
10/05/2021 08:26