Page 70 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 70

            ESPÉCIES PIONEIRAS
Capítulo 15 - Sucessão Ecológica
Um tipo comum de sucessão secundária ocorre em regiões onde a mata original foi destruída para ceder lugar a campos de cultivo, posteriormente abandonados. Em um campo de cultivo abandonado sucedem- se diversas comunidades temporárias, até que se estabelece uma comunidade semelhante àquela originalmente existente no local.
EVOLUÇÃO DAS
COMUNIDADES DURANTE A SUCESSÃO
  regiões,
Muitas
clima inóspito e à falta de nutrientes, não reúnem condições favoráveis ao desenvolvimento de seres vivos. É esse o caso, por exemplo, de superfícies formadas por rochas vulcânicas recentes ou das dunas de areia em um deserto. Existem algumas poucas espécies, porém, que são capazes de suportar as condições adversas de regiões inóspitas, nelas vindo a se estabelecer. Essas são as chamadas espécies pioneiras, entre elas, destacam-se diversos tipos de líquen, além de certos musgos e gramíneas.
devido ao
 A colonização de um ambiente por espécies pioneiras acaba por modificá- lo, geralmente tornando suas condições mais propícias ao desenvolvimento de outros seres vivos. Material orgânico e nutrientes produzidos pelas espécies pioneiras acumulam-se no solo, contribuindo para aumentar sua fertilidade. O sombreamento produzido pela vegetação pioneira reduz as bruscas variações de temperatura a que o solo era submetido, e facilita a retenção de umidade. Graças a essas novas condições decorrentes da colonização por espécies pioneiras, outras espécies de plantas e pequenos animais, além de bactérias e fungos, podem se estabelecer na região.
SUCESSÃO PRIMÁRIA E SUCESSÃO SECUNDÁRIA
Quando a sucessão ecológica tem início pela colonização de uma região nunca antes habitada, fala-se em sucessão primária. Se o processo de sucessão ocorre em uma região onde houve anteriormente uma comunidade, fala-se em sucessão secundária.
À medida que novas comunidades se desenvolvem e se sucedem, elas influenciam o ambiente físico que as rodeia, tornando-o cada vez mais propício à presença de seres vivos. Por exemplo, no interior de uma floresta, as condições de umidade e de temperatura criadas pelas árvores tornam-se favoráveis à vida de uma grande variedade de organismos. Os biólogos usam o termo microclima para se referir às condições ambientais particulares do biótopo ao qual estão adaptadas determinadas espécies. Assim, durante o processo de sucessão, estabelecem-se microclimas que permitem a chegada e o estabelecimento de novas espécies.
  O aparecimento de novos nichos ecológicos durante a sucessão ecológica leva ao aumento da diversidade de espécies na comunidade, ou seja, ao aumento de sua biodiversidade. Com isso, aumenta o número total de indivíduos capazes de viver na comunidade e, portanto, também
     68
        BIOLOGIA 1B.indd 68
10/05/2021 08:26
        

















































































   68   69   70   71   72