Page 122 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 122
120
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
Que características simples levarão a maioria das pessoas a ver alguém como eles envolvido?
Os filtros demográficos incluídos são importantes. Os filtros simples acima são recomendados para obter uma representação descritiva ampla. Isso ocorre porque outros tipos de representação são levados em consideração durante o processo de design, de modo que estritamente quem está ou não na sala como participante não é o limite da representação.
Você deve pensar em como é a sua comunidade. Além dos filtros simples, haverá alguém que não estaria na sala? Como as pessoas se identificam na sua comunidade? Por exemplo. nas cidades, podem ser contribuintes comerciais e residenciais. Nas áreas regionais, isso pode estar gerando sua renda agrícola ou não.
É importante equilibrar a representação descritiva e a representação minoritária. Com um grupo de 30 pessoas, é provável que as vozes minoritárias sejam pequenas (muito parecidas com as da comunidade em geral). Você pode remediar isso aumentando sua cota de estratificação, o que mudaria a maneira como a sala representa descritivamente a comunidade. Você também pode enfatizar demais seu papel no envolvimento mais amplo da comunidade que ocorre fora do processo deliberativo. Não há problema em executar especificamente um processo separado para obter a visão deles na sala - você só precisa fazer isso de maneira transparente.
Outra maneira de incluir vozes e experiências minoritárias no processo deliberativo é incluí-las como fontes de informação desde o início (como apresentadores ou respondendo a perguntas). Isso garante que eles estejam presentes na sala, sem desempenhar um papel na formação do grupo da maneira desejada. Quanto menos 'moldar' ou modificar a estratificação, melhor. As pessoas são justamente cínicas de qualquer tentativa de ajustar, orientar ou exercer influência sobre um processo.