Page 129 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 129
Etapa 8: Saída final
Como você pode obter recomendações úteis?
Pensando no tipo de resposta que você precisa, informa a Etapa 1 (Remessa), mas isso afetará o tipo de saída que você recebe.
O relatório final de recomendação deve ser redigido inteiramente pelos participantes cidadãos e não editado por ninguém (isso inclui a equipe de facilitação, a equipe de supervisão ou a equipe do governo). A forma não editada do relatório empresta autenticidade significativa ao documento final, o que aumenta sua legitimidade popular como um produto das pessoas comuns (em comparação com documentos de consultores refinados, por exemplo). Tudo bem se for um pouco difícil - isso mostra sua autenticidade.
Existem várias maneiras pelas quais este relatório pode ser concluído (existem modelos de "introdução" incluídos neste manual). O importante é que os participantes tenham a oportunidade de começar a escrever a partir de uma página em branco. Essa liberdade lhes garante que eles podem dizer o que quiserem, contribuindo para sua autonomia no processo.
Ao escrever recomendações, uma boa estrutura a ter em mente é que os participantes (dependendo do tópico) devem procurar dar recomendações sobre o que fazer, mas não como fazê-lo especificamente. O princípio norteador aqui é a clareza de intenção. Recomendações rígidas podem se tornar contra-intuitivas em espaços de política flexíveis que às vezes podem produzir consequências inconsistentes com os princípios ou valores que informam por que um grupo fez uma recomendação específica. Ao permitir ao governo a flexibilidade de usar as ferramentas que eles têm para atender a uma recomendação, os participantes podem se concentrar na clareza de suas intenções, assegurando que essa intenção possa ser implementada em ambientes futuros e em mudança.
Atividades específicas de elaboração de relatórios, guias e avisos estão disponíveis no Capítulo 5.
127