Page 184 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 184
182
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
a. Oradores do governo
No início de um processo, é importante que o governo ou a agência patrocinadora compartilhe o problema e as principais informações básicas em uma breve apresentação (orientação: 30 a 40 minutos para falar e um tempo semelhante para perguntas). Isso é melhor feito por gerentes que estão envolvidos com o problema que podem compartilhar sua experiência.
b. Oradores nomeados pelo governo
Além disso, o governo pode querer nomear oradores que eles acham que os participantes devem ouvir. Eles devem fornecer uma diversidade de pontos de vista sobre o tópico e não ser um painel de palestrantes, todos apoiando a posição do governo em qualquer questão. Isso significa que você pode precisar estar envolvido na seleção da seleção para garantir uma diversidade de visualizações.
Por questões de transparência, os facilitadores devem sempre esclarecer por que um palestrante existe, ou seja, quem os selecionou e qual é o seu histórico.
c. Oradores nomeados pelas partes interessadas / grupos de interesse
Uma maneira de aproveitar a participação das partes interessadas no processo é dar-lhes a tarefa de escolher uma diversidade de palestrantes para apresentar ao grupo. A ênfase aqui está no equilíbrio de pontos de vista e que as partes interessadas concordam com todo o painel. A questão motivadora aqui é "De quem eles devem ouvir para fazer uma recomendação informada?"
d. Oradores indicados pelo júri / membro do painel
Depois de ouvir os oradores indicados pela organização e pelas partes interessadas, o grupo agora tem a chance de escolher oradores para preencher as lacunas de informação que eles mesmos identificaram. Você deve perguntar a eles: Que informações estão faltando? E em quem você confia para fornecer essas informações? Uma maneira de garantir a diversidade de pontos de vista apresentados ao grupo é nomear oradores em pares que tenham pontos de vista diferentes sobre um problema ou informação contestada.