Page 29 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 29

Pensamos que um dos principais problemas que precisamos abordar é que a opinião pública bruta tem muito poder e influência. Perguntamos às pessoas o que elas pensam antes de terem tempo para pensar e os resultados ganham um impulso próprio.
Muitas questões políticas são difíceis de resolver e envolvem custos significativos - e para algumas pessoas necessariamente pioram. Essas pessoas têm muito incentivo para reclamar, e a opinião pública pode ser bastante fácil de influenciar. Em todo o mundo,as eleições quase sempre são vencidas pelo lado com mais dinheiro: esta estatística aponta para o fato de que a opinião pública é fácil de influenciar com slogans que se encaixam em um comercial curto ou em um slogan mais curto nas mídias sociais!
Mas isso não faz com que os problemas políticos desapareçam: se houvesse uma resposta fácil, assumimos que alguém a teria usado e o problema seria resolvido. Então, como os governos podem superar a opinião pública facilmente influenciada e agitada e evitar o ‘Governo pelo Twitter’? Como você não pode ignorá-lo, sugerimos que você encontre algo melhor: julgamento público.
Uma idéia importante para se pensar e contrastar é que, em muitos países, um júri é usado para resolver questões importantes que podem resultar em pessoas presas pelo resto da vida. Mas um júri de julgamento não é obrigado a fundamentar uma decisão. A assembléia do cidadão é obrigada a fornecer esse raciocínio - avaliando a lógica de seu processo de pensamento, testando sua compreensão dos fatos, explicando o contexto de sua decisão final.
Você deve observar que em nenhum lugar se aplica a justiça pedindo a opinião pública bruta de milhares de cidadãos por meio de um exercício de pesquisa de dois minutos. Se você foi preso, tenho certeza de que não gostaria que sua culpa ou inocência fosse decidida dessa maneira! As pessoas de um júri são um pequeno grupo que consegue ir além da opinião pública pensando e aprendendo, em vez de apenas reagir. Esse será o foco deste manual.
 27
   




























































































   27   28   29   30   31