Page 66 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 66
64
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
Bandeira vermelha # 2: Contexto político
Esta não é uma abordagem de última hora para onde uma questão se torna muito controversa: tudo o que o público verá é um governo que evita uma decisão em vez de realmente ouvir. Da mesma forma, um projeto ou tópico claramente identificado com um resultado específico da campanha torna um processo insustentável. Os participantes verão isso imediatamente e todo o projeto perderá sua legitimidade, minando qualquer esforço para compartilhar o problema e provavelmente também minando qualquer projeto deliberativo futuro.
Os processos deliberativos são centrados em acordos de consenso comuns que são prejudicados quando colocados como foco de um desacordo político arraigado. Não porque os participantes sejam incapazes de resolver um problema intratável, mas porque a pressão adicional torna mais difícil para as pessoas comuns selecionadas aleatoriamente, pacientemente e de maneira apropriada, considerar todos os lados de uma discussão e chegar a um acordo. A única exceção aqui é onde você pode abordar adequadamente o item 4 abaixo.
Bandeira vermelha no 3: tamanho da decisão
Algumas decisões impactarão um país inteiro ou um estado inteiro. Essas decisões devem incluir pessoas de todo o mundo e não apenas nas grandes cidades. Por exemplo, se você estiver tomando uma decisão sobre os principais gastos em infraestrutura para o estado, mas não puder executar um processo grande o suficiente para incluir pessoas de áreas regionais e rurais (onde aplicável), altere o formato. Não incluir as pessoas afetadas por uma decisão no processo é uma maneira de minar a confiança.