Page 95 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 95

Um exemplo:
Para um projeto de reforma eleitoral em que você pergunta à sua comunidade quantas pessoas são eleitas em cada distrito, você tem muitas opções. Tome a questão específica de saber se as pessoas gostariam ou não de alas de múltiplos membros, alas de membro único ou nenhuma ala. Se você não tiver muito tempo, poderá usar uma pesquisa que solicite respostas sobre princípios, valores e prioridades.
O que é importante para você no seu representante político local? Que eles moram perto de você? Que eles têm as mesmas opiniões que você? Que eles têm uma experiência vivida semelhante a você? Essas perguntas solicitam respostas que não sejam diretas, sim ou não, para uma pergunta técnica. Eles ainda fornecem informações sobre o que é importante para a comunidade sem limitar o enquadramento.
Se você tiver tempo, poderá usar uma deliberação longa que envolva membros da comunidade avaliando uma diversidade de fontes relevantes antes de tomar uma decisão comum sobre os vários aspectos de um problema. Usando o exemplo anterior, isso pode incluir uma autoridade eleitoral, acadêmicos de governança ou política, ex-políticos, pessoas que pensaram em concorrer ou não tiveram sucesso em uma campanha anterior, sendo solicitadas a ajudar a informar os cidadãos e expô-los a uma mistura de opiniões.
93
   





























































































   93   94   95   96   97