Page 15 - Livro Adeia
P. 15
Infantil SOS de Hinterbrühl, na Áustria, lá permanecendo por uma semana, tendo sido recebidos por Hermann Gmeiner, fundador das Aldeias Infan- tis na Europa; este era estudante de Medicina na época da fundação da primeira Aldeia SOS austríaca. Tendo ficado muito abalado com o grande número de crianças órfãs, cujos pais desapareceram com a guerra, ele pensou em uma instituição que repro- duzisse a vida que as crianças tinham antes de perder seus pais.
A primeira Aldeia Infantil SOS foi fundada em 1949, ano em que acabara a Segunda Grande Guerra Mundial. Atualmente o modelo das Aldeias Infantis existe em todos os continen- tes. Nossos representantes ficaram encantados e fortemente motivados, pois tratava-se de uma instituição que se assemelhava à família, simples na sua organização, mas plena de respeito às necessidades infantis. A Instituição contava então com um conjunto de casas onde residiam as famílias SOS, a equipe técnica básica e o grupo gestor. A educação formal, o atendimento na área da saúde, o entretenimento e outros serviços eram realizados na comuni-
dade externa. Apenas um espaço de educação para crianças de 4 a 6 anos, no formato de Jardim de Infância – igual aos Jardins de Infância em nosso meio – na época, era o único serviço complementar previsto no contexto da Instituição.
As famílias eram formadas por no máximo dez crianças, meninos e meninas, e uma educadora, que desempenhava o papel de mãe. Cresciam como irmãos e nas famí- lias permaneciam até a maioridade e quando estivessem em condições de assumirem suas vidas. Hermann Gmeiner idealizou uma instituição que substituísse a família biológi- ca – protegendo e educando – e, especialmente, que compensasse as perdas afetivas, garantindo um espaço acolhedor, onde as crianças podiam receber amor e carinho de mãe. Neste modelo, a mãe assume o papel mais importante, pois ela adota as crianças como filhos, deven- do amá-los como se fossem seus próprios filhos, e as crianças reco- nhecem-na como mãe, construindo laços afetivos com ela e com os irmãos, como acontece nas famílias biológicas.
15