Page 19 - Livro Adeia
P. 19
Aldo Flores Ferreira – que ocor- reu em abril de 1967–, o Arcebispo de Porto Alegre os convidou a visitá- -lo, tendo os mesmos se hospedado na Cúria Metropolitana, momento em que o Arcebispo formalizou a criação daquela segunda Aldeia, com a denominação de Aldeias Cris- tãsSOS,tendoosenhorHermann Gmeiner atribuído a representação das Aldeias Infantis aqui no Brasil à Aldeia recém-criada.
Assim ficou entendido o porquê do movimento feito contra os dirigen- tes da primeira Aldeia e, considerando a denominação de Aldeias Cristãs SOS, fica bem clara a questão reli- giosa, como a dizer que nossa Aldeia não é cristã. Entretanto, o Espiritismo é uma doutrina que se estrutura em três vertentes: na religião, na filoso- fia e na ciência, e seus fundamentos religiosos remetem ao Evangelho de Jesus, tal como ele foi apresentado no princípio, há mais de 2000 anos.
As relações com os dirigentes europeus ficaram estremecidas por um bom tempo, apesar de todo o empenho dos dirigentes da Aldeia Brasileira no sentido de esclarecer os fatos. Apenas bem mais tarde as
relações entre os dois grupos ameni- zaram e a cordialidade substituiu as impressões negativas entre ambos.
Tendo os dirigentes europeus aceitado o convite para conhecerem nossa Aldeia – como efetivamente aconteceu em 1o de abril de 1967 –, o doutor Hermann Gmeiner e seu secretário-geral foram bastante gentis, expressando grande conten- tamento ao conhecer a primeira Aldeia Brasileira, fazendo votos de prosperidade e promessas de parce- ria, sem, entretanto, modificar a deci- são anterior quanto à representação; e mais surpreendente ainda foi o fato de terem dado a representação para o outro grupo recém-formado, ligado à religião católica.
Também as relações com dirigen- tes da Aldeia Cristã SOS foram bem difíceis, e as divergências duraram bastante tempo; só mais tarde, quan- do o Serviço Social da nossa Aldeia iniciou um relacionamento com o Serviço Social da outra Aldeia, a situação amenizou. Os adolescentes foram os protagonistas da mudança de ânimos entre ambas. As atividades conjuntas entre os educandos, com as trocas afetivas daí decorrentes,
19