Page 36 - Livro Adeia
P. 36
Identidade visual da Aldeia Infantil Brasileira SOS
O desenvolvimento da região foi provocado pela Instituição, que recebeu todo o apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Nossa gratidão ao então prefeito, Celio Marques Fernandes.
Infraestrutura
A infraestrutura física de uma Aldeia organiza-se de forma simples e sem serviços complementares, exceto de uma escola infantil, a prin- cípio. Assim, também a Aldeia Infantil Brasileira foi projetada e funcionou nos primeiros anos de sua existência. Entretanto, mais adiante, conhecendo melhor a comunidade em que se inse- ria a Instituição, desenvolveu-se outra visão, relacionada à infraestrutura física. Foi então idealizada uma infraestrutura complexa, em termos de serviços complementares, origi- nando-se assim a entidade mantene- dora, a Fraternidade Cristã Espírita, integrando a Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS e todos os serviços com- plementares, a saber:
Escola de Primeiro Grau Amigo Spinelli, Creche Meimei, Centro de Criatividade Pietro Ubaldi, Centro Agropecuário Adjuto Rodrigues Ferreira, Casa da Juventude Alcina Taborda Garcia, Centro de Cuidados Diurnos Leopoldo Machado, Cen- tro de Recreação Monteiro Lobato, Escola de Informática – Fraternidata, Colônia Nosso Lar, Espaços para a administração, para serviços técnicos, salão para eventos e cozinha geral.
Dessa forma, considerando a existência de todos esses serviços, justificou-se a criação de uma enti- dade mantenedora, transferindo-se a personalidade jurídica da Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS para a Fraternidade Cristã Espírita. Em se tratando de uma Entidade Espírita, foi inscrita na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, passando a inte- grar o elenco das sociedades espíri- tas do estado. Exceto a Aldeia Infantil SOS, todos os demais serviços eram abertos à comunidade externa.
36 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO