Page 40 - Livro Adeia
P. 40

                A seguir descreveremos cada um dos serviços complementares, sua importância no contexto institucio- nal e o impacto na comunidade local.
Escola Amigo Spinelli
Seu nome homenageia Francisco Spinelli, espírita gaúcho destacado no movimento espírita do estado. A escola nasceu de modo informal, funcionando inicialmente em depen- dências da residência do fundador, sob a responsabilidade de sua espo- sa, professora Antoninha Pontes Fer- reira, atendendo crianças de Jardim de Infância da Aldeia, na faixa etária dos 4 aos 7 anos, visando especialmen- te, prepará-las para a alfabetização. Apenas mais tarde, com a construção do prédio pela Prefeitura de Porto Ale- gre, a escola passou a funcionar como Jardim de Infância em espaço apro- priado. E em 1972, registrou-se como Escola de Ensino de Primeiro Grau, com autorização da Secretaria da Educação do Estado para funcionar até a oitava série. Esteve na direção desta escola a professora Antoninha Pontes Ferreira, cedida pela Secreta- ria da Educação, onde era lotada.
A escola funcionou por 33 anos,
de 1966 a 1999, tendo acolhido um universo de 5.635 atendimentos. A escola funcionava com professores cedidos pelo Estado e pela Prefeitura e com professores contratados pela mantenedora. Seu fechamento em 1996 deveu-se à pouca demanda por parte da comunidade. Nessa época a zona sul de Porto Alegre já contava com uma rede bem ampla de escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de Porto Alegre. Com o encerramento do Ensino Fundamen- tal, foi demolido o prédio da escola, por falta de condições de uso, pois era de madeira e o cupim o danificou demais, inviabilizando qualquer refor- ma. No seu terreno foi construído um espaço aberto, utilizado para ativida- des pedagógicas e eventos culturais. Novamente a parceria com a Prefei- tura possibilitou a construção desse novo espaço institucional.
Concluindo o relato dessa impor- tante instituição de ensino, no elenco dos recursos complementares, faze- mos um registro de alguns profes- sores que se destacaram no início de suas atividades: Gilberto Nogueira Ramos, Rosa Maria Gomes, Marlene Jacobsen, Jandira Maria Ferreira, Ana
 40 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO




























































































   38   39   40   41   42