Page 68 - Livro Adeia
P. 68

                para as mudanças que se faziam necessárias. Em contrapartida, era um projeto idealizado pelo senhor Aldo Flores Ferreira, e a presença dele no cargo mais alto era funda- mental para a realização do projeto.
Queremos homenagear neste legado os conselheiros Hélio de Castro [secretário], Ofélia Cezimbra Faraco [tesoureira], Genuíno Fachim [vice-presidente] e Gilberto Trevisan [secretário], que fizeram muita falta quando partiram para a outra vida; amigos dedicados, fiéis trabalhado- res, pessoas generosas e amorosas, transformaram-se em referência na Instituição. Nosso afeto e gratidão para sempre.
A estrutura administrativa era orga- nizada em Conselhos: no princípio, era Conselho Administrativo, formado pelos cargos de presidente, vice-pre- sidente, tesoureiro e secretário; o Conselho Deliberativo, formado por oito sócios efetivos e três suplentes; e o Conselho Fiscal, formado por três sócios efetivos e dois suplentes. Com as novas exigências do Código Civil brasileiro, o Conselho Adminis- trativo passou a chamar-se Conse- lho Executivo, o Conselho Delibe-
rativo foi substituído pelo Conselho Consultivo e os períodos de gestão passaram para dois anos, podendo ser reeleitos apenas uma vez, no mesmo cargo, exceto o Conselho Consultivo. Os demais cargos se estruturavam em departamentoseserviços,entreeles: DepartamentodeAssistênciaSocial, Departamento Educacional, Departa- mento Administrativo, Departamento de Assistência Religiosa, Departamen- to de Assistência Técnica e os Servi- ços de Renda, de Obras e Reformas, de Abastecimento, de Zeladoria, de Pessoal. As primeiras duas gestões funcionaram na rua Uruguai, no Centro de Porto Alegre, em escritório alugado, até a construção de espa- ços para a administração, na sede da Instituição.
Fortalezas
A dedicação em tempo integral de seu fundador e o amor à causa que abraçou foram, sem dúvida, as maiores fortalezas dos primeiros tem- pos da vida da Instituição. O senhor Aldo Flores Ferreira era funcionário público estadual, lotado na Secreta- ria de Obras, cedido para trabalhar na Aldeia Infantil SOS, desde sua
 68 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO




























































































   66   67   68   69   70