Page 76 - Livro Adeia
P. 76
Vamos encontrar num desses impressos utilizados para arrecadar donativos o nome de um dos nossos presidentes da República daquela época – o presidente Médici –, como presidente de honra da campanha. Essa campanha angariou grandes colaboradores, aqueles que doaram as casas-lares, a Casa da Juventude e outros imóveis: o doutor Esme- rando Rodrigues da Silva financiou duas unidades casas-lares e ainda doou dez imóveis seus, entre apar- tamentos, imóveis comerciais e um sítio com benfeitorias no município de Viamão; o senhor Carlos Albino Sperb construiu duas casas-lares e a Casa da Juventude; o senhor Genuino Fachim [juiz aposentado] financiou a construção do edifício da Wenceslau Escobar, no 2.683, oportunizando espaço para a gera- ção de renda e cursos profissionali- zantes para jovens.
E ainda a doação de um prédio na sede da Aldeia, que se destinou a um minimercado com padaria e confeitaria, feita pelo senhor Ernani Pereira Botti. Esta doação foi em homenagem ao seu filho Carlinhos, que havia desencarnado, por isso o
minimercado recebeu o nome do filho. Funcionou por alguns anos e depois fora desativado o serviço. O prédio passou a funcionar com cozinha central e padaria, atendendo a nova proposta da Instituição.
Quinhão SOS, outra campanha que era lançada sempre no final de cada ano, visava à captação de recursos com a participação dos próprios colaboradores regulares. Havia um impresso que possibilitava a conquista de novos colaboradores. Os donativos eram depositados em conta bancária da Instituição. Essa campanha funcionou por muitos anos e trazia bons resultados.
Operação Flâmula, campanha dirigida principalmente ao univer- so dos professores, realizada, em especial, no âmbito das escolas. Eram comercializadas flâmulas que apresentavam um poema e arte visu- al criadas pelo fundador da Aldeia Infantil. Intitulava-se “Súplica da Criança ao Educador”; o poema dizia: “Em tuas mãos sou argila / À espera do teu labor. / Faze de mim vaso útil, / Maneja-me com amor. / Aspiro o Supremo Bem. / Antes que se torne tarde, / Orienta-me, por favor, /
76 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO