Page 89 - Livro Adeia
P. 89

                nessas memórias outro voluntário – Rogério Guimarães, advogado, atuante até os dias atuais, sempre disponível para colaborar, dentro de sua competência técnica, mas igualmente dedicado noutras demandas institucionais, entre elas assumindo cargos eletivos. Na gestão atual, participa do Conse- lho Fiscal. Contou-se, certa vez, que o vínculo com a Aldeia Infantil SOS e especialmente a aproximação com seu presidente, Aldo Flores Ferreira, foram a inspiração para ele também tornar-se protagonista na criação de uma instituição de assistência a crianças em situação de vulnerabili- dade social.
Tal foi a importância do volun- tariado, que em 1997 foi criada a Organização não Governamental Parceiros Voluntários em Porto Alegre, no âmbito da Federasul, na gestão do senhor Humberto Luiz Ruga, sob a coordenação da senhora Maria Elena Johannpeter. O lema do movimento é: “Doe seu tempo e seu talento”. Pensamos que se é importante as pessoas doarem do que detêm, mais nobre ainda é dar do que têm como pessoas – seu tempo e seu talento.
Com o gesto de doar-se, a pessoa eleva-se e diretamente trabalha na transformação da humanidade.
A Aldeia filiou-se à Parceiros Voluntários desde a criação dessa organização, recebendo voluntários para as muitas áreas de atividades, somando e qualificando seu trabalho junto à criança.
Temos vários exemplos de volun- tários que se ligaram à Instituição, tornando-se até, alguns, integrantes da Assembleia Geral da mantene- dora, condição que permite ocupar cargos eletivos. Exemplificaremos com dois casos de voluntários atuan- tes há mais de 15 anos, que se torna- ram membros da Assembleia Geral da Fraternidade e que fazem parte da Instituição reordenada – Aldeia da Fraternidade até os dias atuais: Beatris Scomazzon, destacando-se como grande amiga da então Aldeia da Fraternidade. Participou do início de seu reordenamento, criando a nova identidade visual, assim como folders, banners e outros impressos, dando visibilidade a sua nova cami- nhada. Ela é diretora de uma empresa de design, a ZON Design. Seu entu- siasmo foi tanto que, retomando
 89





























































































   87   88   89   90   91