Page 96 - Livro Adeia
P. 96

                posteriormente, oferecer forma- ção continuada e, ainda, ter menos exigência na seleção, quanto ao nível escolar.
A primeira Mãe SOS do Brasil, Rosa Lima da Rosa, se tornou a mãe símbolo em nossa Aldeia, levou-nos a acreditar que era possível encontrar- mos as mães de que iríamos precisar ao longo da caminhada. Nosso reco- nhecimento e gratidão à primeira Mãe SOS. Construiu em seu cora- ção o afeto pelos filhos que a vida lhe deu e muito amor pela causa que movia a Instituição. Sempre gentil com todos, participava ativamente de todas as realizações da Institui- ção, valorizando e alegrando-se com todas as suas conquistas, grandes ou pequenas. Relacionava-se construti- vamente com as outras mães, trazen- do sempre leveza em suas manifes- tações. Com enorme boa vontade e altruísmo, não via dificuldades para realizar todas as tarefas da casa, enfrentando as dificuldades no início de suas atividades com alegria e espírito lúdico, como, por exemplo, a falta da água encanada nos primeiros meses, tendo que carregar a água em baldes, a uma quadra de sua casa.
Mãe Rosa, como era chamada pelas crianças, acolheu em sua jornada duas gerações de crianças, 18 filhos; iniciou sua função aos 50 anos e faleceu aos 92 anos de idade, depois que seus filhos já haviam se emanci- pado; apoiou uma filha sua, colabo- radora da Instituição, que, na função de atendente, cuidava de crianças do Programa SOS Criança da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Instituição. E ainda ajudou a criar três netas, por algum tempo, compensan- do dificuldades de outra filha. Deixou memórias muito queridas por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.
Homenageando as outras mães integrantes do quadro de mães com que a Aldeia contou em seu trabalho, citaremos seus nomes: mãe Irene, mãe Odete, mãe Iracema, mãe Nara, mãe Norma e a mãe Sonildes. Todas eram funcionárias no regime da CLT, embora sem limite de horário, pois eram mães!
Um reconhecimento especial fazemos à mãe Odete. Quando a Instituição estava na fase de transição para outro regime de atendimento, alguns de seus filhos ainda esta-
 96 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO





























































































   94   95   96   97   98