Page 17 - Demo
P. 17
21
S O S Manutenção 17
Regulagem do sistema de molha
Importante ressaltar que o sistema de molha da Catu Set 660 é o sistema de molha Convencional, ou seja, de fluxo intermitente. Se diz convencional pelo fato de ser um dos primeiros a ser utilizado.
Para que a impressora possa oferecer boa produtividade e qualidade, é necessário que o sistema de molha esteja bem regulado, podendo assim evitar o acúmulo de tinta e proporcionar curto tempo entre o ajuste de dosagem do sistema e a resposta na impressão. É importante também que o sistema de molha não venha a desprender partículas de fibras durante a impressão.
Para que se possa efetuar a regulagem do sistema de molha é importante conhecer cada um de seus elementos e suas respectivas funções. Vejamos:
–
Na ilustração acima podemos ver o sistema de molha e seus elementos: Banheira, rolo alimentador, rolo tomador, rolo distribuidor e rolos molhadores superior e inferior.
Antes de dar início à regulagem do sistema de molha, é necessário verificar se os rolos molhadores estão perfeitamente apoiados e travados em seus mancais nas laterais da máquina, pois qualquer movimentação posterior à regulagem colocará todo o trabalho a perder.
É fundamental ressaltar a importância da solução de molha, ela deve obedecer a parâmetros preestabelecidos que serão vistos mais à frente nesse tópico.
A regulagem do sistema de molha é feita controlando-se a pressão entre rolos molhadores e distribuidores e a pressão desses sobre a chapa. Para que se possa medir essa pressão, são utilizadas fitas de astralom de 0,10mm com 2cm de largura e 20cm de comprimento.
Sistema de Molha
O principio do sistema de impressão offset é a repulsão entre água e tinta (grafismo lipófilo e contra-grafismo hidrófilo), e o conjunto da impressora responsável pela aplicação de água na forma é o Sistema de Molha.