Page 40 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 40

Relatório de Sustentabilidade 2016
Panorama do setor
Em 2016, o desempenho da indústria frigorí ca no mercado interno re etiu a deterioração econômica já registrada no ano anterior. O consumo de carne bovina continuou afetado pelos índices de in ação, aumento do desemprego e redução do crédito. Tais fatores combinados diminuíram o poder de compra dos consumidores das classes C, D e E, causando queda na demanda doméstica e provocando a mi- gração para cortes mais baratos e proteínas alterna- tivas, como frangos, suínos e alimentos processados. Contudo, a valorização do real frente ao dólar e um sinal de reaquecimento do mercado interno nos úl- timos meses do ano  zeram com que grande par- te da produção do mercado exterior fosse escoada dentro do mercado doméstico. Nesse cenário, o volume de exportações brasileiras permaneceu es- tável na comparação com 2015 e totalizou 1.077,6 toneladas. Já a receita de exportação totalizou US$ 4.351,0 milhões, 7% inferior à do ano anterior. O preço médio da carne bovina em dólar teve que- da de 6,3% em 2016, em relação ao período anterior, resultante da combinação da maior participação das exportações pelos países que demandam mais cortes do dianteiro (mudança de mix) e da redu- ção das importações da Venezuela, que  xa preço médio da carne bovina acima da média brasileira. Mesmo com apreciação do real a partir do segundo semestre, o preço médio em reais permaneceu pra- ticamente estável se comparado a 2015, re exo da recuperação no mercado internacional a partir da segunda metade do ano.
Ao longo de 2016, China e Hong Kong foram os principais destinos da carne exportada pelo Brasil e representou 33% da receita total de exportação, um crescimento de dez pontos percentuais em relação ao ano anterior. O Egito representou 12% das expor- tações e manteve-se como segundo principal desti- no das exportações.
A Rússia, que totalizou 9% desse total,  cou com terceiro principal destino das exportações brasilei- ras. Do ponto de vista comercial, a principal mudan-
38
Unidade industrial, no Paraguai
ça no mix de exportação foi a abertura do mercado norte-americano, o que deverá re etir em acesso a novos mercados.
O cenário econômico adverso também foi respon- sável pela queda no volume total de abate. Foram 24 milhões de cabeças de gado, 3% menos do que em 2015. Nos últimos dois anos, houve redução de 10,4% no abate.
As perspectivas do mercado para a disponibilidade de animais são muito positivas para 2017. Os indi- cadores apontam maior volume de gado con nado em relação ao ano anterior, em razão da queda nos preços de reposição e dos grãos. A curva de dispo- nibilidade de animais prontos para abate aponta para uma mudança no ciclo de gado em 2017 e, por consequência, maior oferta para abate.
No Paraguai, onde a Minerva Foods está inserida, foram abatidas 1,9 milhão de cabeças de gado, volu- me 3% superior ao registrado em 2015. Em relação


































































































   38   39   40   41   42