Page 45 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 45

Evento "Minerva Day", ocorrido em São Paulo (SP)
da oferta de gado e redução de produção, favore- cendo o mercado sul-americano.
De acordo com o Departamento de Agricultu- ra Norte-Americano (United States Department of Agriculture – USDA), Estados Unidos e Japão se mantêm na liderança como importadores, e a China, além de já ser um poderoso importador, é um dos países que tendem a aumentar as opera- ções em 2017.
Em relação à oferta, a Austrália, um dos maiores fornecedores globais de carne bovina, deverá man- ter queda no volume de exportações pelo segundo ano consecutivo, segundo o USDA, em virtude da redução da produção. O desequilíbrio entre ofer-
ta e demanda por carne bovina favorece o acesso do Brasil a novos países importadores, o que já foi constatado em 2016 com a abertura do mercado norte-americano para a carne in natura nacional.
Programas de E ciência
A Minerva Foods tem aumentado sua capaci- dade de abate por meio de aquisições estraté- gicas no Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia. A incorporação de negócios agregou procedi- mentos operacionais e tecnologias distintos, o que demandou padronização de processos. Nesse sentido, foram criados programas de e - ciência que, além de minimizar a volatilidade dos resultados operacionais, contribuem para impulsionar a produtividade, e ciência e o ren- dimento das operações.
Osso Branco – Visa aumentar o rendimento das fábricas com o melhor aproveitamento da carcaça, resultando em menor quantidade de produto no osso (dado o nome). O programa foi iniciado em 2015 e consolidado em 2016 no Brasil e será estendido para unidades internacio- nais, após a realização de estudos de adequação.
Bíblia – O propósito é padronizar processos operacionais nas unidades e buscar sinergias operacionais. Para isso, o projeto procura iden- ti car e universalizar as melhores práticas, com ganhos de produtividade e e ciência, além de benefícios econômicos e  nanceiros. Essas práti- cas são registradas de forma a facilitar a adoção nas unidades.
Atitude Campeã – Tem como foco a aplica- ção de iniciativas e processos operacionais des- critos no Bíblia, além do incentivo a inovações e a disseminação de melhores práticas internas, técnicas e operacionais, para serem adotadas em todas as unidades. O Atitude Campeã incenti- va uma sadia competição entre as unidades por meio de premiação  nanceira para as melhores colocadas. Assim, a Companhia estende a cultu- ra e o espírito de “dono” para cada colaborador.
43


































































































   43   44   45   46   47