Page 54 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 54

Relatório de Sustentabilidade 2016
Em 2016, foram realizadas oito palestras em seis estados, que envolveram aproximadamente 400 participantes. E para orientar e instruir os pecua- ristas, a Companhia organizou 2.309 visitas de campo, em que os participantes receberam infor- mações sobre a aplicação de técnicas sustentáveis para melhorar a produtividade das fazendas sem aumentar as áreas de pastagens.
Uma das iniciativas de destaque no ano foi a extensa campanha de sensibilização dos fornecedores para a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Apesar da prorrogação do prazo, para dezembro de 2017, a Companhia promoveu ações de incentivo à adesão, destacando as vantagens da medida.
Bioma Amazônia
G4-DMA Trabalho forçado ou análogo ao escravo | G4-DMA Direitos indígenas
Todos os anos, a auditoria externa assegura os procedimentos da Minerva Foods sem restri- ções, comprovando que seus fornecedores não estão envolvidos em situações de desmatamento e trabalho escravo, por meio de veri cações em listas públicas. Também é assegurado que não estejam localizados em áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nem em terras indígenas – o que se constata por meio de veri cações geoespaciais. Ou seja, as aquisições de gado bovino encontram-se de acordo com os compromissos públicos da pecuária, assinados pela Companhia a partir de 2009.
Entre os destaques dos resultados da auditoria observa-se o aumento do volume de compra de gado de fazendas monitoradas com mapas geor- referenciados na região, que saltou de 85% para 98%. A meta de 100% deverá ser alcançada com a ampliação do mapeamento das fazendas for- necedoras na região e com os mapas disponibi- lizados pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), além do fortalecimento de ações de extensão no campo para fomentar a pecuária sustentável. Portanto, a Minerva Foods, por meio de seu sis- tema de monitoramento geoespacial, garante a não comercialização com fornecedores de áreas desmatadas, sobreposição com terras indígenas, unidades de conservação e áreas protegidas, cor- roborando sua estratégia de desenvolver a cadeia pecuária de forma socialmente justa, ambiental- mente correta e economicamente viável.
Supply Chain Framework –
Desenvolvendo a pecuária
sustentável no Paraguai
As unidades no exterior também estão sujeitas aos critérios de responsabilidade socioambien- tal. A ampliação das boas práticas de veri cação cadastral dos fornecedores no Bioma Chaco é um destaque importante de 2016. No Paraguai, a Companhia elaborou e adequou-se aos parâ- metros para a aplicação nos processos de cadas- tro e compra realizadas ao longo de 2016.
52


































































































   52   53   54   55   56