Page 74 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 74

Relatório de Sustentabilidade 2016
Meio Ambiente
G4-DMA Energia | G4-DMA Água | G4-DMA E uentes e resíduos
A Minerva Foods investe no gerenciamento de resíduos sólidos, e uentes líquidos e emissões atmosféricas de suas unidades, assim como na capacitação das lideranças para incorporação da responsabilidade socioambiental nas to- madas de decisão. Em 2016, os recursos destinados à proteção ambiental so- maram R$ 22,4 milhões. G4-EN31
A gestão dos indicadores de desempenho am- bientais assegura que todos os padrões e limites especi cados nas legislações sejam respeitados, além de minimizar os potenciais impactos da atividade às comunidades no entorno de suas unidades industriais.
A Companhia mantém e ciente ferramenta de gestão ambiental, diário de bordo, adotado em todas as unidades industriais. Baseia-se em um conjunto de planilhas, que são preenchidas pelos supervisores de meio ambiente para acompanhar:
• Dados técnicos da unidade e do sistema de
tratamento de águas residuais.
• Dados de licenças ambientais, outorgas de
captação de água e lançamento de e uentes líquidos tratados, atendimento das condicio- nantes técnicas.
• KPIs (Key Performance Indicators, ou Indica- dores-Chave de Desempenho) Ambientais, que incluem consumo de água, geração de e uentes, qualidade do e uente líquido e do corpo receptor, custos, receitas operacionais, recuperação de óleos e graxas em sistemas fí- sico-químicos de tratamento.
• Grá cos de desempenho (dashboard).
• Controle de geração e destinação de resí-
duos sólidos.
• Controle de produtos químicos usados em sistemas físico-químicos de tratamento.
• Controle de produtos biológicos usados nos sistemas de tratamento.
• Controle de parâmetros diários de sólidos sedi- mentáveis no sistema biológico de tratamento.
A Minerva mantém o programa corporativo de Gerenciamento de Aspectos e Impactos Am- bientais, por meio do qual realizou, em 2016, a execução dos planos de ação desenvolvidos a partir dos levantamentos dos impactos em 100% de suas unidades industriais. A Compa- nhia utiliza um so ware para gerir e monitorar planos de ação dedicados a minimizar interfe- rências ambientais signi cativas.
Em 2016, iniciou o estudo para gerenciamento de uso de água, dando subsídios para otimização no consumo sem alterar a qualidade do processo. Também foram realizadas campanhas de sensi- bilização quanto ao consumo de água, as quais foram promovidas para colaboradores da Com- panhia e estendidas para a comunidade em al- guns estados. Ademais, foram realizados monito- ramentos atmosféricos em todas as unidades do Brasil, para garantir a qualidade das emissões das caldeiras e melhor segregação dos resíduos sóli- dos para aumento da quantidade de resíduos re- ciclados enviados para empresas especializadas. G4-EN12 | G4-EN27
Em complemento, os custos e investimentos na área ambiental foram de R$ 22.384.967,81 – re- cursos que possibilitaram a melhoria operacional do sistema, estudos e análises para aperfeiçoá-lo, serviços pro ssionais, monitoramento de emis- sões atmosféricas, entre outros.
72


































































































   72   73   74   75   76