Page 10 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 10

            CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA
não apenas às árvores, mas ao local ha- bitado por toda a comunidade de Poço das Antas, na qual se inclui o hábitat do mico-leão-dourado.
Capítulo 9 - Conceitos Básicos em Ecologia
  Ecologia (do grego oikos, casa, e logos, ciência) é o nome dado ao es- tudo das relações entre os seres vivos e o ambiente onde eles vivem. Embora o termo tenha sido originalmente empre- gado pelo zoólogo alemão Ernst Hae- ckel em 1866, os princípios da Ecologia moderna só surgiram a partir de 1930.
Um conceito importante em Ecologia é o de nicho ecológico, que é o conjunto de relações e de atividades características de uma espécie em seu ambiente. O nicho ecológico engloba desde a maneira pela qual uma espé- cie se alimenta até suas condições de reprodução, tipo de moradia, hábitos, inimigos naturais, estratégias de sobre- vivência etc. Cada espécie de organismo ocupa, na comunidade em que vive, um nicho ecológico único e característico.
O objeto de estudo da Ecologia é muito abrangente, abarcando diversos ramos do conhecimento. Além da Bio- logia, da Física e da Química, também as ciências econômicas e sociais têm de ser integradas para que se possa enten- der a complexidade das relações entre nossa espécie, os demais seres vivos e o planeta.
Apesar de uma espécie apresen- tar seu nicho ecológico típico, deter- minados aspectos de seu modo de vida podem coincidir com os de outras espé- cies da comunidade. Por exemplo, ra- tos e pássaros que habitam um campo podem se alimentar do mesmo tipo de cereal, ou podem beber água na mesma nascente, entre outras coisas. Lagartas de borboletas e lesmas alimentam-se das couves de nossa horta. Se os nichos de duas espécies coincidem em aspec- tos importantes, elas poderão disputar os recursos do meio, isto é, competir entre si. Se a competição for acirrada, uma das espécies pode desaparecer ou ser obrigada a se adaptar a um novo ni- cho.
  Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/prote%C3%A7%- C3%A3o-ambiental-326923/
OS CONCEITOS DE HÁBITAT E DE NICHO ECOLÓGICO
O local em que vive determinada espécie é o hábitat dessa espécie. O con- ceito de hábitat, por se referir à espécie, é mais restrito que o de biótopo, que se refere ao local onde vive toda a comuni- dade biológica. Por exemplo, o hábitat do mico-leão-dourado é constituído por árvores da mata atlântica na região de Poço das Antas, no Rio de Janeiro. Usa- ríamos o termo biótopo para nos referir
POPULAÇÃO BIOLÓGICA
A biosfera, conjunto dos ecos- sistemas existentes no planeta Terra, é habitada por quase 2 milhões de espé- cies vivas catalogadas pelos cientistas, e acredita-se que haja ainda milhares ou milhões de espécies a serem descober- tas. As diversas espécies de seres vivos da Terra não vivem isoladas em seus territórios. Os membros da maioria das espécies vivem em grupos, que se dis- tribuem por certas regiões da biosfera, constituindo populações. Assim, pode- -se definir população como o conjunto de seres de mesma espécie que vive em determinada área geográfica.
       8
        BIOLOGIA 1B.indd 8
10/05/2021 08:26
        



















































































   8   9   10   11   12