Page 134 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 134

            Nos capítulos anteriores, estu- damos os movimentos analisando a velocidade, a aceleração, dentre outras grandezas, sem nos preocuparmos com o que deu início a tais movimentos. Neste capítulo, damos início ao estudo da Dinâmica, área da Física que analisa o que acontece com um corpo em que atua uma Força.
fonte: http://efisica.if.usp.br/mecanica/universitario/ dinamica/leis_Newton/
DEFINIÇÃO DE MASSA (M)
Capítulo 12 - Leis de Newton 1
  Uma Força (F) é uma grandeza vetorial - ou seja, possui módulo, dire- ção e sentido - e relacional, no sentido que surge da relação entre dois corpos. Um corpo ou objeto é capaz de exercer uma força em outro objeto. Ela é capaz de produzir uma deformação em uma mola, quebrar um objeto ou, até mes- mo, produzir movimento em um deter- minado objeto.
A massa é a medida inercial de um corpo, ou seja: é a resistência que um corpo oferece para mudar o seu es- tado original (lembre-se: estado = for- ma do seu movimento. Ou parado ou em Movimento Retilíneo Uniforme), quando uma força atua sobre o corpo.
Unidade no SI: [N] - Newton.
Os princípios aqui estudados serão to- dos embasados nas formulações de Ga- lileu e Newton. Existem 3 Leis funda- mentais na Dinâmica:
1a Lei: Princípio da Inércia
2a Lei: Princípio da Dinâmica 3a Lei: Princípio da Ação e Reação
1a LEI PRINCÍPIO DA INÉRCIA
Todo corpo tende a manter o seu Estado (Repouso ou em Movimento Retilíneo e Uniforme) até que atue sobre ele uma Força Externa.
Imagine que um caminhão e um automóvel trafeguem por uma rodovia com velocidade constante de módulo 80 km/h, em relação a um ponto fixo na estrada. Ao receberem uma mesma força oposta aos seus movimentos, qual deles terá maior dificuldade para parar, ou seja, manter-se em movimento? O caminhão, por ser mais “pesado”, cer- to? Essa noção de “pesado” está direta- mente relacionada à massa do corpo.
nos que seja exercida uma força externa
sobre um corpo, ele continuará com o
→
  Este princípio nos diz que, a me-
Unidade - [kg] (SI) (http://cursos_old.if.uff.br/mecanica/ lib/exe/fetch.php?media=cap1.pdf - pg.11/29)
O EQUILÍBRIO
Como vimos anteriormente, uma força é capaz de modificar o estado de um corpo. Se a soma vetorial de todas as forças que atuam em um corpo for zero, este corpo mantém o seu estado. Dizemos então que o referido corpo permanece em equilíbrio.
 seu estado original, ou seja: V parado (v = 0) ou em movimento R. Uniforme, ou seja:não varia nem em módulo, nem em direção e nem em sentido.
Aplicação: Um veículo deslo- ca-se a 80 km/h. Repentinamente, o motorista pisa no freio. O que acontece com os ocupantes do veículo?
R: Continuam em movimento - com ve- locidade 80 km/h-, em relação ao veí- culo até que uma força os desacelerem! Eis a importância do cinto de segurança e dos Airbags.
→
     132
        FISICA v2.indd 132
10/05/2021 08:58
        







































































   132   133   134   135   136