Page 56 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 56

            Como vimos no capítulo ante- rior, comunidade biológica é o conjun- to de populações de diferentes espécies que vivem em determinado biótopo.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Capítulo 14 - Comunidades Biológicas
COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA
A competição intraespecífica ocorre porque os indivíduos de uma mesma espécie necessitam dos mesmos tipos de recursos do ambiente. Seres da mesma espécie podem competir por água, alimento, minerais, luz, local para construir seus ninhos, parceiros para reprodução etc.
Além da luta física por alimento ou por parceiros de reprodução, como ocorre em muitos animais, a competi- ção também pode se manifestar de ou- tras maneiras. Por exemplo, um animal mais ativo que outro na procura de ali- mento leva nítida vantagem competiti- va, principalmente se o alimento for es- casso. Plantas podem competir por água e por nutrientes disponíveis no solo, e também por locais onde a luminosidade seja mais adequada. Em certas regiões desérticas, por exemplo, pode-se notar a distribuição homogênea dos indivídu- os de certas populações de plantas. Isso se deve à competição pelo suprimento de água no solo: duas plantas não po- dem crescer muito próximas por causa da escassez de água, o que leva à distri- buição espaçada dos indivíduos.
COLÔNIAS E SOCIEDADES
   Os indivíduos das diferentes es- pécies de uma comunidade biológica interagem entre si e com o biótopo. Es- sas interações são genericamente deno- minadas relações ecológicas, e podem ser harmônicas, quando não há preju- ízo para nenhum dos indivíduos envol- vidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
As interações entre os seres de uma comunidade ocorrem tanto entre indivíduos de mesma espécie (relações intraespecíficas) como entre indivíduos de espécies distintas (relações interes- pecíficas).
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS (HOMOTÍPICAS)
Os organismos de mesma espé- cie quase sempre disputam recursos do meio, isto é, competem entre si. Há, po- rém, situações em que eles se auxiliam mutuamente, trocando benefícios. No primeiro caso, fala-se em competição intraespecífica e, no segundo, em coo- peração intraespecífica.
A colônia pode ser definida como um tipo de organização em que indiví- duos de mesma espécie vivem agrupa- dos, interagindo de forma mutuamente vantajosa.
  Certas bactérias e algas, por exemplo, formam colônias relativa- mente simples, em que vários indiví- duos vivem em uma massa gelatinosa produzida pela colaboração de todos.
Algumas colônias são mais com- plexas, formadas por indivíduos que repartem funções e podem ser bem di- ferentes uns dos outros. Por exemplo, o cnidário Physalia pelagica, conhecido como caravela-portuguesa, é um ser co- lonial formado por indivíduos de vários tipos: um deles é uma bolsa cheia de
     54
        BIOLOGIA 1B.indd 54
10/05/2021 08:26
        

















































































   54   55   56   57   58