Page 71 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 71

            aumenta a biomassa do ecossistema em sucessão. O crescimento da teia de relações entre seus componentes permite à comunidade ajustar-se cada vez mais às variações impostas pelo meio, aumentando sua capacidade de se manter estável apesar das variações ambientais externas.
b) c)
d) e)
decomposição microbiana de afloramentos de petróleo, seguida pela combustão completa dos produtos dessa decomposição.
Capítulo 15 - Sucessão Ecológica
 O máximo de estabilidade é atingido quando a sucessão atinge o clímax, que é o estado de maior estabilidade possível naquela região. Essa comunidade estável é a comunidade-clímax. Na comunidade- clímax, a biodiversidade, a biomassa e as condições microclimáticas tendem a se manter constantes e máximas.
reação dos carbonatos e fosfatos, existentes
na vegetação
morta, com chuvas que apresentam pH menor do que 4 (chuva ácida).
 Den1
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
(Fuvest 2015) - Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”.
2
(Enem 2009) - Uma pesqui- sadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerra- dos no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a dispo- nibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os prin- cipais fatores do meio am- biente físico que influenciam no desenvolvimento da plan- ta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com con- dições controladas, o desen- volvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro con- dições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombrea- mento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados ob- tidos foram os seguintes:
oxidação, durante a respiração noturna, do carbono contido nos vegetais da floresta amazônica. decomposição térmica de calcário, produzindo óxido de cálcio e carvão.
  tre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da
a) decomposição gradativa de restos de peixes e caça
e deposição da fuligem gerada pela queima de madeira, empregada no cozimento de alimentos.
     69
        BIOLOGIA 1B.indd 69
10/05/2021 08:26
        













































































   69   70   71   72   73