Page 80 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 80

            Capítulo 16 - Grandes Biomas de Terra Firme
Existem muitos tipos de mamíferos na taiga: alces, ursos, lobos, raposas, martas, lebres e esquilos, entre outros. A fauna de invertebrados é pobre, pois as folhas junto ao solo se decompõem muito lentamente, o que dificulta a sobrevivência desses animais.
FLORESTA TEMPERADA
além de arbustos e ervas rasteiras. Nas florestas tropicais há variedade e abundância de plantas epífitas, como orquídeas, bromélias e samambaias, além de musgos e líquens.
 A fauna das florestas tropicais é bastante diversificada. Além da grande variedade de animais invertebrados, dentre os quais os insetos são os mais abundantes, existem muitas espécies de aves, de répteis, de anfíbios e de mamíferos.
 As florestas temperadas são biomas típicos da Europa e América do Norte, situando-se em regiões onde as estações do ano são bem definidas. Na estação quente as temperaturas são amenas e o índice de chuvas é moderado. Uma característica da maioria das árvores das florestas temperadas é perder as folhas no outono, ao que tudo indica, uma preparação para suportar o inverno rigoroso. Plantas cujas folhas caem na estação outonal são denominadas decíduas ou caducifólias.
No Brasil situa-se grande parte da maior floresta tropical do planeta, a floresta amazônica. Outro tipo de floresta tropical brasileira é a mata atlântica, situada nas encostas das montanhas que margeiam o oceano Atlântico. Pouco resta dessa mata, antes exuberante, hoje quase totalmente destruída pela ação humana. Algumas áreas preservadas de mata atlântica podem ser encontradas nos estados mais ao sul do país.
Embora as árvores presentes nas florestas temperadas variem de acordo com a região, destacam-se carvalhos, bétulas, faias e bordos. Existem também diversas espécies de arbustos e plantas herbáceas, algumas espécies de samambaias e também alguns líquens, que vivem entre as folhas em decomposição junto ao solo.
CAMPOS: ESTEPES E SAVANAS
 A fauna das florestas temperadas é diversificada, sendo constituída por grande variedade de insetos, aves e mamíferos. Entre estes últimos destacam-se veados, esquilos, raposas e doninhas.
Campos são biomas em que predomina vegetação herbácea. Podem ser classificados em dois tipos principais: estepes e savanas.
FLORESTA TROPICAL
As florestas tropicais são biomas típicos de regiões de clima quente e úmido da faixa equatorial do planeta. As árvores são altas e suas copas formam uma cobertura contínua como um “teto”, sobre toda a floresta. Sob o teto fechado das copas mais altas há um ou mais andares de vegetação, formados pelas copas de árvores mais baixas,
Estepes são campos formados predominantemente por gramíneas, localizados em regiões que passam por períodos de seca no decorrer do ano. Exemplos de estepes são as pradarias norte-americanas e os pampas argentinos. As pradarias norte-americanas possuem fauna rica em roedores (marmotas) e carnívoros (lobos, coiotes e raposas). São também abundantes os insetos, dentre os quais se destacam os coleópteros (besouros e joaninhas).
 Savanas são campos que, além de gramíneas, também apresentam arbustos e árvores esparsas. São exemplos de savanas os campos africanos, asiáticos e australianos. As savanas africanas possuem fauna rica em grandes mamíferos como antílopes, zebras, girafas, rinocerontes, leões e leopardos, entre outros.
     78
        BIOLOGIA 1B.indd 78
10/05/2021 08:26
        
















































































   78   79   80   81   82