Page 148 - Cabalá Hermética
P. 148

CABALÁ | CABALÁ HERMÉTICA | SEÇÃO 04 – MALKUTH, YESOD, HOD E NETZACH
dadeiro conhecimento e destrói as falsas ilusões. O Zohar se refere como sendo a primeira letra da palavra Qadosh, que significa “santidade, santo, sagrado”. Segundo Seidman (2005) um dos modos antigos de se expressar santidade era por meio do “korban” ou sacrifício. Essa palavra deriva da raiz hebraica “karav” que significa aproximar-se. As oferendas e o sacrifí- cio proporcionam um modo de aproximar-se da Divindade. O corpo de ensinamentos sobre como experienciar e viver uma vida santa chama-se kabalah, da raiz kabal, receber ou aquilo que foi recebido. O valor numé- rico é 100, número da completude, perfeição, o encerramento de um ci- clo. Quando o ciclo se encerra, consumam-se a completude e a santidade.
A letra hebraica Qoph
O Sêpher Yetzirá associa esta letra ao signo zodiacal de Peixes. De acordo com Regardie (1995), “o peixe referindo-se ao espermatozóide nadando nos fundamentos de seu próprio ser. Sua atribuição hindu é Vishnu, como o Matsu ou Peixe Avatar. Netuno e Poseidon, na medi- da em que seu reino inclui o domínio onde mora o peixe, e Khephra, como o escaravelho ou caranguejo, são outras correspondências. Jesus de Nazaré é, às vezes, denominado o Pescador, e os leitores recordarão os amuletos cristãos dos primeiros tempos, onde estava inscrita a palavra grega Ichthus, significando peixe, e fazendo referência à personalidade reconhecida como Filho de Deus pelas igrejas cristãs”.
Este caminho ainda tem a correspondência com o arcano do Tarot XVIII denominado A LUA. Essa carta sugere o astro que reflete a luz do sol, sem luz própria. A luz intelectual é um reflexo e, para além, fica o mistério desconhecido que não pode ser mostrado. Devemos nos contentar com aquilo que recebemos, não esquecendo que, devido à queda, ficamos vo- luntariamente imersos no mundo ilusório da multiplicação dos binários. Pelo contexto, esta lâmina nos convida a um exercício espiritual, uma meditação sobre o que detém o movimento evolutivo. Na parte mais inferior, vemos um pequeno lago de onde sai um caranguejo. A água é a origem da vida na esfera terrestre. O caranguejo é um ser que vive tanto na água quanto na superfície, sendo um ser de dois mundos. Sua dura
  148
 




























































































   146   147   148   149   150