Page 16 - Coletânea e Genealogia da Família Baldissera
P. 16
SÍNTESE DAS CAUSAS:
Condições Socioeconômicas
Industrialização Aumento Populacional Desemprego
Os italianos começaram a imigrar significativamente para o Brasil a partir da década de 1870, sendo o auge da imigração entre 1880 e 1930. Estima-se que, entre 1870 e 1970, em torno de 28 milhões de italianos emigraramcerca de metade da população da Itália. Entre os destinos estavam países da Europa, América do Norte e América do Sul.
As imigrações foram impulsionadas pelas transformações socioeconômicas que ocorriam no norte da Itália e que afetaram, sobretudo, a propriedade da terra.
Na Itália, após um longo período de mais de 20 anos de lutas para unificar o país (que só ocorreu em 1861), sua população, de modo especial a rural e mais pobre, tinha dificuldade para sobreviver em suas próprias terras ou onde apenas trabalhavam ou nas cidades para onde se deslocassem em busca de trabalho.
O alto crescimento da população, ao lado do acelerado e poderoso processo de industrialização, afetaram as oportunidades de emprego não só na Itália, mas em toda Europa. Portanto, no século XIX toda Europa estava mergulhada na miséria.
A passagem de um modelo de produção agrícola e feudal para um sistema capitalista afetou a todos. As terras ficaram nas mãos de poucos proprietários, havia cobrança de altas taxas de impostos sobre propriedades, conduzindo o camponês, isto é, o pequeno proprietário a endividar-se com empréstimos.
A concorrência entre grandes e pequenos proprietários de terras era desigual, tornando o preço dos pequenos tão baixo que os empurrava para as indústrias que, por sua vez, não conseguiam absorver toda essa mão-de-obra, conduzindo as cidades a um saturamento de desempregados.
Milhões de camponeses, antes pequenos proprietários rurais, agora, são jogados a condição de trabalhador braçal em grandes propriedades, chamados Lavoratori bracciante. O camponês tinha uma relação de profundo amor pela terra, pelo seu pedaço de propriedade e durante toda sua vida não ia além do seu vilarejo. Neste contexto, (L´America) passa a representar o sonho para milhares de camponeses desempregados que veem na emigração a única chance de tornarem-se proprietários além-mar.
13