Page 128 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 128

 126
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
3 O ponto central da natureza aberta e não líder do foco desses processos é simplesmente perguntar aos participantes “O que você precisa saber e em quem confia para informá-lo?”. Essa pergunta deve ser colocada aos participantes como parte de suas deliberações - após as duas primeiras semanas de discussão, eles também podem receber uma versão refinada da pergunta - “O que mais você precisa saber para tomar uma decisão informada?”.
Essa pergunta permite que os participantes identifiquem lacunas de informações presentes no que leram ou ouviram e escolhem em quem confiam como fonte dessas informações. Lembrando que nem todas as informações exigem um palestrante em pessoa, um critério útil é que muitas vezes as informações quantitativas podem ser respondidas especificamente e por escrito, enquanto as respostas qualitativas são melhor dadas pessoalmente e exploradas por meio de questionamentos (embora essa não seja uma regra rígida e rápida)
É vital que essas informações sejam diversas e profundas. Isso melhora o questionamento das fontes e, finalmente, economiza o tempo do grupo gasto com perguntas que poderiam ter sido esclarecidas na pré-leitura. A diversidade de fontes e perspectivas também é crucial para a credibilidade política dos processos. Apresentar todos os lados do tópico e compartilhar abertamente o problema alivia qualquer percepção pública de que o governo esteja vendendo um resultado.
 





























































































   126   127   128   129   130