Page 139 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 139

As decisões de recrutamento já começaram com as decisões de design de escala, demografia e seleção aleatória. (Etapas 3-6 no capítulo anterior).
Os processos deliberativos aprofundados dependem do recrutamento de um número muito menor de participantes que são descritivamente representativos da comunidade. Recomendamos que você use um processo de loteria cívica que filtre os participantes pelas quatro variáveis padrão discutidas anteriormente:
• Era
• Gênero
• localidade geográfica
• Opcional: adicione um indicador demográfico para garantir uma mistura de renda e níveis de educação. A localização geográfica abordará parte disso. Na Austrália, perguntamos às pessoas se elas possuem ou alugam onde moram. Procure uma pergunta que as pessoas tenham prazer em responder honestamente.
Essa abordagem não é reivindicada como um método estatisticamente perfeito, mas fornece uma amostra mais mista e diversificada do que qualquer outro processo da comunidade. A força desse processo de seleção está na comunidade em geral, vendo claramente “pessoas como eu” nas posições de tomada de decisão - a representação descritiva dessa maneira promove a confiança no grupo e em todas as decisões que eles acabam tomando.
Uma observação sobre representação de gênero: em alguns contextos culturais, você pode precisar navegar pelas estruturas sociais que normalmente veriam um homem representar a família em decisões públicas. As pessoas que entregaram projetos onde isso ocorre gerenciam isso explicando por que você está escolhendo uma mulher e não um homem para esse projeto - e que, se você não conseguir um equilíbrio, o projeto não funcionará. Essa combinação de uma explicação clara do porquê e que, se isso não acontecer, uma decisão não poderá acontecer, o ajudará a alcançar um grupo diversificado.
137
   

























































































   137   138   139   140   141