Page 157 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 157

Esse grupo de partes interessadas também pode desempenhar uma função de supervisão ao longo da vida de um projeto - primeiro revisando o documento de design inicial e fornecendo comentários sobre muitas das decisões funcionais e de design.
Uma vez envolvidos nas etapas de planejamento de um processo, as partes interessadas podem ser incorporadas às deliberações de várias maneiras, dependendo do escopo e das necessidades do projeto.
As abordagens mais comuns para o envolvimento das partes interessadas incluem:
• elaboração de documentos informativos,
• prestar testemunho especializado,
• avaliação de recomendações e descobertas,
• recomendar listas de palestrantes com conhecimentos ou
perspectivas importantes
Um ponto de partida para qualquer deliberação é estabelecer uma lista de palestrantes especializados. As partes interessadas podem ser solicitadas a nomear oradores e perguntar: “de quem são as vozes que os cidadãos devem ouvir?” Você deve sempre oferecer aos cidadãos selecionados aleatoriamente a oportunidade de solicitar outros palestrantes especializados, a fim de abordar todas as perguntas não respondidas.
Você também deve sempre abrir espaço para as partes interessadas participarem das deliberações como observadoras; não interromper ou interferir nas deliberações dos cidadãos, mas observar a robustez do processo.
Um processo verdadeiramente bem-sucedido é aquele em que não apenas os cidadãos, mas os formuladores de políticas e até as partes interessadas polarizadas com pontos de vista muito diferentes são capazes de dizer: “respeitamos o processo, podemos ver que cidadãos selecionados aleatoriamente consideraram todas as perspectivas, e nós aceite suas decisões. "
 155
   






















































































   155   156   157   158   159