Page 41 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 41

3 Opinião demais, julgamento insuficiente. Uma decisão melhor ocorre quando as pessoas consideram uma variedade de fontes de informação e pontos de vista, não apenas aqueles com os quais concordam. Pense nas tentativas anteriores de envolver a comunidade e pergunte quantas pessoas apoiaram seus argumentos com fatos ou mostraram que consideraram uma série de perspectivas. Quando um processo de cidadão dá suas recomendações e as apóia com as informações em que eles se basearam, você entende melhor por que eles sustentam essa visão - ajudando você a responder e a tomar uma decisão mais duradoura.
4Precisamos equilibrar vozes insistentes com vozes convidadas. Os governos não podem deixar de ouvir os interessados mais ativos. Oferecer uma chance de comentar ou enviar garante que você ouça dos mais interessados, um grupo que provavelmente não será uma amostra representativa da comunidade em geral - e uma distorção nos relatórios sobre o que o “público” pensa sobre uma política. Você precisa ter um processo equilibrado para ouvir 5 os dois.
Participar é inútil, porque achamos que a decisão já foi tomada. Geralmente é assim, precisamos começar a ser claros sobre quais aspectos da decisão foram tomados e quais são as partes em que eles podem causar um impacto genuíno. Pessoas normais precisam de um incentivo para participar (porque pessoas barulhentas virão assim mesmo!). Diga a eles o que você fará com a decisão deles (autoridade clara), incluindo datas e tipos de resposta, e
6 você atrairá um público diferente.
Tudo isso requer tempo e o sentimento de pressa afeta a confiança do público. Se você tem um problema de uma década, por que não dar aos cidadãos seis meses para explorá-lo e ver como eles o abordariam?
39
   




























































































   39   40   41   42   43