Page 11 - DNA
P. 11
Tema
Nos anos 60, o conhecimento da genética e da individualidade humana começou a ganhar forma e a crescer rapidamente. Já nos anos 80, passou-se a estudar a variação humana diretamente no ADN, descobrindo assim a riqueza de variabilidade no genoma humano.
Surgindo a questão “como se relaciona a individualidade humana com a variedade do genoma humano?“ Sabemos que a individualidade não é nem uma qualidade nem uma categoria é sim um modo de ser. Assim podemos definir esta individualidade como um conjunto de atitudes e imagens que distinguem uma pessoa de outra (inclui isto o aspeto físico, o metabolismo e o comportamento).
A singularidade de um indivíduo surge da interação do seu genoma singular com a sucessão de ambientes em que viveu. Como a individualidade do genoma humano, que é único e sem possibilidade de repetição ou produção de dois iguais.
A preocupação das pessoas com o desenvolvimento pessoal e com a ambição de quererem conhecer-se melhor a si mesmas, leva-as a perguntar-se e a procurar no seu ADN algumas respostas.
8