Page 46 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 46
DENSIDADE POPULACIONAL
Capítulo 13 - Dinâmica das Populações Biólogicas
Taxa de crescimento bruto = nf – ni
t
em que ni = número de indivíduos no início do período considerado;
nf = número de indivíduos no final do período considerado;
t = duração do período considerado.
Para exemplificar a taxa de cres- cimento, vamos considerar uma popula- ção de paramécios (protozoários de água doce), constituída inicialmente por 2 mil indivíduos (ni = 2.000). Uma hora mais tarde (t = 1 h), a contagem do número de indivíduos revelou a presença de 4 mil indivíduos (nf = 4.000). Assim, a taxa de crescimento bruto foi, no período anali- sado, de 2 mil indivíduos por hora.
Em outro estudo, a análise de duas populações de bactérias (A e B) mostrou os seguintes resultados:
População biológica é um grupo de indivíduos da mesma espécie que habita determinada área geográfica. A população é uma unidade importante no estudo da Ecologia porque evolui, adaptando-se continuamente ao am- biente. Comporta-se, assim, de forma dinâmica no ecossistema.
Populações surgem, crescem e se estabilizam, mas podem também decli- nar e se extinguir.
Uma informação importante so- bre qualquer população é a densidade populacional, definida como o número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área ou volu- me (um lago, por exemplo). Essa rela- ção está esquematizada a seguir:
Densidade Populacional = Número de indivíduos
Área ou Volume
Taxas de crescimento populacional
O estudo do crescimento popu- lacional é importante para entender o comportamento das populações de um ecossistema. Medidas do tamanho de uma população, tomadas em diferentes intervalos de tempo, informam se ela está em expansão, em declínio ou está- vel, o que permite fazer correlações com fatores como disponibilidade de alimen- to, clima etc.
Pode-se definir taxa de cresci- mento populacional como a variação (aumento ou diminuição) no número de indivíduos da população em determina- do intervalo de tempo. Fala-se em taxa de crescimento bruto (TCB) quando não se leva em conta o tamanho da popula- ção, mas apenas a variação do número de indivíduos no período considerado. Essa relação está expressa no esquema a seguir:
Início
Após 3 h
10.000
40.000
200.000
500.00
Tempo
Número de bactérias por mililitro de meio de cultura
População A
População B
A partir desses dados podemos determi- nar as taxas de crescimento bruto para cada população:
TCB de A = (40.000 — 10.000) = 10.000 ind/h
3h
TCB de B = (500.000 — 200.000) = 100.000 ind/h
3h
Note que as taxas de crescimen- to bruto informam que, no período considerado, o aumento do número de bactérias na população B foi dez vezes maior do que na população A. Entretan-
44
BIOLOGIA 1B.indd 44
10/05/2021 08:26