Page 47 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 47

            to, como a população B era inicialmente maior, não podemos dizer se esse maior crescimento bruto significa que ela es- teja crescendo proporcionalmente mais que a população A. Para isso, temos de incluir no cálculo o tamanho inicial de cada população, obtendo assim a chama- da taxa de crescimento relativo (TCR).
Para determinar a taxa de cresci- mento relativo, tomamos o número de indivíduos da população no tempo final (nf), subtraímos dele o número de in- divíduos da população no tempo inicial (ni), e dividimos o resultado obtido pelo número de indivíduos que havia na po- pulação no tempo inicial (ni). Com isso, determinamos a taxa de crescimento em relação ao tamanho da população.
Taxa de crescimento relativo = (nf - ni) / ni
t
As taxas de crescimento relativo para as duas populações de bactérias do exem- plo anterior são, portanto:
TCRA = (40.000 – 10.000) / 10.000 = 1 3h
TCRB = (500.000 – 200.000) / 200.000 = 0,5
3h
Essas taxas indicam que a popu- lação A cresce em ritmo mais acelerado do que a população B. Em A, a cada hora uma nova população foi acrescentada à antiga, ou seja, a população dobrou de tamanho (cresceu 100%) a cada hora. Já em B, a taxa de crescimento foi metade da ocorrida em A, ou seja, em uma hora a população cresceu 50% em relação à população inicial.
Taxa de natalidade e taxa de mortalidade
O crescimento de uma população é determinado, fundamentalmente, por dois fenômenos opostos: a natalidade (número de indivíduos que nascem) e a mortalidade (número de indivíduos que morrem). O tamanho de uma população também é afetado por fatores como a imigração, que é a entrada de novos in- divíduos, e a emigração, que é a saída de indivíduos.
Fonte: Fundamentos da Biologia Moderna.
Curvas de crescimento populacional
A tendência de qualquer popula- ção, em condições ideais, é crescer in- definidamente. Se a mortalidade fosse zero, uma única bactéria, reproduzindo- -se a cada 20 minutos, levaria apenas 36 horas para produzir descendência sufi- ciente para cobrir a superfície da Terra. Um único paramécio poderia produzir, em alguns dias, uma massa de indivídu- os correspondente a 10 mil vezes a mas- sa da Terra. Um único casal de pássaros, chocando de 5 a 6 ovos por ano, ao final de 15 anos produziria 10 milhões de des- cendentes. Essa capacidade de cresci- mento das populações biológicas é o que se denomina potencial biótico.
Capítulo 13 - Dinâmica das Populações Biólogicas
         45
        BIOLOGIA 1B.indd 45
10/05/2021 08:26
        
















































































   45   46   47   48   49