Page 112 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 112

110
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
E se eles precisarem de mais tempo?
Não é incomum que, ao final de um projeto, os participantes peçam mais tempo. Isso acontece quando os participantes sentem um compromisso significativo com a qualidade de sua produção, mas o tempo disponível está acabando. Adicionar sessões adicionais a um projeto pode ser difícil devido à inflexibilidade dos prazos.
Uma abordagem é garantir que os participantes formem recomendações básicas sobre os aspectos mais cruciais de suas atribuições antes do encerramento da segunda última sessão agendada. Isso então lhes permite agendar outra sessão que atenda ao maior número possível de pessoas (embora não seja muito distante da sessão final). É crucial que tantas pessoas participem de sessões adicionais quanto possível e que isso seja observado juntamente com outras recomendações, porque é uma clara diferenciação no processo de como os dois conjuntos de recomendações são feitos. Uma abordagem aqui pode ser agendar duas sessões curtas com o objetivo de todo o grupo participar de pelo menos uma das duas reuniões.
O fato de um grupo precisar de mais tempo fica claro no final da segunda última reunião. Se o grupo não estiver próximo do rascunho de recomendações ou se não encontrar um acordo sobre uma questão central, deve-se preparar as duas sessões adicionais e concentrar-se em resolver pelo menos as recomendações centrais até o final da sessão final agendada.
Existem diferentes formas de deliberação que podem reduzir o prazo do início ao fim. Esses processos, como pesquisas deliberativas, gerenciam uma troca entre o tempo adicionado na sala e a eficiência do processo. Às vezes, contextos diferentes tornam isso preferível, como quando a decisão deve ser tomada rapidamente e onde há amplo consenso de que o conjunto de respostas possíveis é limitado. Nesse caso, alguma deliberação é melhor que nenhuma.
O tempo não deve ser comprometido. Os processos e decisões projetados em torno de longos períodos de deliberação pessoal exigem muito o compromisso em tempo integral. Reduzir o tempo permitido leva a decisões precipitadas e prejudica a construção de confiança entre o governo e os participantes.
 


























































































   110   111   112   113   114