Page 113 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 113
Etapa 3: Tamanho
Ou: “De quantas pessoas precisamos?”
O ponto de partida para essa consideração é retroceder a partir da decisão da perspectiva de uma pessoa comum: quantas pessoas você precisa ver envolvidas?
As decisões de troca e o tipo de envolvimento profundo que lhes convém, exigem que as pessoas dediquem algum tempo para considerar pontos de vista concorrentes e deliberar juntos. A profundidade desse engajamento o torna adequado para pequenos grupos. É possível conduzir uma deliberação com mais de 300 pessoas, mas há muitos desafios que superam os benefícios. (Na prática, envolve dividir o grupo em unidades menores de 30 a 40 pessoas, na maioria das vezes, e reuni-los depois que eles explorarem fontes e áreas- chave de acordo como um grupo menor).
Muitas pessoas usam o termo "minipúblico". Indica uma assembléia que é uma população em miniatura, pois essas pessoas "substituem" uma população muito maior. O objetivo é satisfazer um importante princípio da democracia deliberativa: representatividade - “alguém como eu faz parte da decisão?”. Achamos que isso é melhor alcançado através da seleção aleatória estratificada.
111