Page 115 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 115
participantes em potencial são livres para decidir se aceitam ou não o convite (a menos que, de alguma forma, a participação seja obrigatória de maneira semelhante a um serviço do júri). Apesar disso, uma seção transversal de qualquer comunidade desenhada dessa maneira é muito mais representativa e diversificada do que ocorreria através de um convite aberto à participação e é menos aberta à influência de interesses especiais. Você alcançará principalmente pessoas que nunca viu antes.
Os processos de seleção não precisam alegar que são uma correspondência estatística perfeita (em uma pesquisa há um conjunto fixo de respostas, para que seja fácil testar a repetibilidade; é mais difícil responder com um processo aberto e extenso em que as pessoas respondem livremente). Em vez disso, você deve procurar obter uma correspondência descritiva com a população: procure envolver “pessoas como eu” na decisão, algo que você possa sempre conseguir com grupos de 30 a 45 pessoas. Pense nisso em termos de pessoas com empregos e vidas diferentes.
Esse tamanho de grupo é grande o suficiente para capturar uma ampla diversidade descritiva e, ao mesmo tempo, é administrável o suficiente para que a tarefa de facilitação não se torne muito complexa. Você deve resistir à tendência de equiparar tamanho com legitimidade. Mais pessoas podem significar mais diversidade na sala, mas também torna mais difícil para o facilitador levar as pessoas a deliberar sobre um terreno comum. Simplificando, alcançar um terreno comum entre 300 pessoas é muito mais difícil do que com 30 pessoas. E se você é uma das 30 pessoas, tende a assumir mais responsabilidade por sua função do que em um grande grupo em que pode se esconder.
113